Portal Castello Connection
Educação

Após STF derrubar porcentagem de cotas para alunos do Amazonas, UEA busca nova lei para manter a política

Supremo derrubou a reserva de 80% das vagas para alunos que fizeram o ensino médio no Amazonas, mas abriu brecha para a instituição de um percentual menor

Foto: divulgação

Após derrubada definitiva das cotas regionais da 80% pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) informou em nota na noite desta quinta-feira (19) que buscará eleger uma nova legislação com o objetivo de preservar a cota regional e que atenda à decisão do STF.

À tarde, os ministros do Supremo decidiram não transformar o caso em “repercussão geral” e nem fixar um percentual máximo para a cota para alunos que fizeram os três anos do ensino médio no Estado.

Isso, na prática, abre a possibilidade de criação de uma nova lei que crie uma política de cotas com percentual de reserva de vagas abaixo de 80%.

Na nota, a UEA destacou que que o sistema de cotas regionais foi, durante os últimos anos, “instrumento fundamental para o ingresso de alunos da rede pública do Amazonas na universidade pública, bem como alunos oriundos de municípios do interior, democratizando o ensino superior no estado”.

Nesta sexta-feira (20), o reitor da universidade estadual, André Zogahib, vai conceder uma entrevista coletiva para falar sobre a decisão do STF e sobre as vagas para o Vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS), que acontecem nos próximos dias 22, 23 e 24.

*Com informações de A Crítica

Relacionados

Pé-de-Meia: pagamentos de R$1.200 aos estudantes vão até quinta-feira

Pé de Meia: Saiba quais estudantes têm direito ao incentivo de R$1 mil do Governo Federal

Redação

UEA divulga inscrições para 101 vagas em turmas do pré-vestibular AprovENS

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais