28.3 C
Manaus
23/04/2025
Portal Castello Connection
Saúde

Aulão de ritmo encerra atividades do Outubro Rosa 2023 na capital

Campanha anual busca alertar a população sobre a importância dos exames de rastreio para o diagnóstico precoce do câncer de mama Fotos

Fotos: Laís Pompeu/FCecon

As atividades do Movimento Mundial Outubro Rosa 2023 foram encerradas na noite desta quarta-feira (25/10), no calçadão da Praia da Ponta Negra, com um ‘aulão rosa de ritmos’. A campanha ocorreu durante todo o mês, para alertar e conscientizar a população sobre a importância dos exames de rastreio para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

O encerramento foi organizado pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), ONG Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM), Prefeitura de Manaus, Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), dentre outras entidades.

Diagnóstico precoce

O Outubro Rosa é uma campanha feita em todo o mundo para alertar as mulheres quanto à importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e também o uso de tratamentos menos agressivos.

A gerente do serviço de Mastologia da FCecon, mastologista Hilka Espírito Santo, destaca a importância do autocuidado.

“Quando falamos em autocuidado, é o momento em que a mulher deve pensar sempre em realizar o seu autoexame todo o mês e aquelas, a partir de 40 anos, devem realizar a mamografia. Isso tem um impacto positivo no diagnóstico, consequentemente no tratamento e na qualidade de vida que essa mulher pode ter”, disse a mastologista.

Conscientização

Durante o mês de outubro, foram realizadas palestras e ações de conscientização para estimular as mulheres a realizarem seus exames de rastreio para o câncer de mama.

“O movimento foi um sucesso. Nós conseguimos sensibilizar muitas mulheres que foram às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para fazerem suas mamografias. Nossa intenção é cada vez mais alertar a população amazonense”, afirmou a presidente da Rede Feminina e coordenadora estadual da Atenção Oncológica, enfermeira oncologista Marília Muniz.

‘Aulão’

O ‘aulão rosa de ritmos’ contou com a parceria da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte, e do dançarino e coreógrafo, Hudson Praia.

A iniciativa também reforça a importância da realização de atividades físicas para combater várias doenças, dentre elas o câncer.

Relacionados

Rosemary Costa Pinto é homenageada com medalha que leva seu nome

Redação

Mais de 650 mortes por Dengue são confirmadas no Brasil, aponta monitoramento

Amazonas registra 27 casos de Mpox

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais