O presbítero diocesano, .padre Joaquim Hudson de Souza Ribeiro, foi nomeado bispo auxiliar para a Arquidiocese de Manaus, pelo Papa Francisco, na manhã desta quarta-feira (8/11). Ele é o terceiro padre diocesano de Manaus a ser eleito bispo auxiliar de Manaus.
Ele nasceu em Parintins no dia 31 de agosto de 1973 e aos 18 anos iniciou sua caminhada no Seminário Arquidiocesano São José, sendo ordenado diácono no dia 14/03/1999 e ordenado presbítero no dia 12 de outubro de 1999, tendo completado 24 anos de ministério presbiteral.
De 1999 a 2004 foi pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças. Em 2007 foi empossado como pároco na Paróquia São Pedro Apóstolo, no bairro petrópolis. Em 2017, tornou-se pároco da Catedral Metropolitana de Manaus Nossa Senhora da Conceição, onde atua até o momento.
Coordena o Setor Centro Histórico e atua na Pastoral do Povo da Rua. É membro da Pastoral Presbiteral e membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Manaus e também compõe a Comissão Regional de Presbíteros, do Regional Norte 1.
Coordena o Serviço de Atendimento Psicológico Familiar da Arquidiocese de Manaus (SAPFAM) e o Núcleo de Atendimento Psicológico para crianças e adolescentes que sofreram violência sexual. Também é assessor do Projeto Içá Ação e Proteção – enfrentamento ao abuso, exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes em 10 municípios do Amazonas.
É graduado em Filosofia, Teologia e Psicologia. Tem especialização em Psicologia Clínica, em Terapia Familiar, em Mediação Familiar e em Cooperação Internacional. Também tem mestrado em Educação, doutorado em Ciências e pós-doutorado em Psicologia.
Atualmente é diretor da Faculdade Católica do Amazonas e professor na Universidade do Estado do Amazonas, na Universidade Federal do Amazonas e na Faculdade Salesiana Dom Bosco. Participa de grupos de Pesquisa em Ciências da Saúde e Humanidades, na Rede de Proteção e Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes.
*Fonte: A Crítica