Após Rio Solimões voltar a descer na semana passada, o movimento de cheia retomou nos últimos três dias, quando subiu 49 centímetros até esta sexta-feira (10).
O retorno do Solimões a níveis que permitam uma melhor navegabilidade é considerado essencial para o Amazonas. A hidrovia é utilizada para o transporte de passageiros e cargas, inclusive do Polo Industrial de Manaus a partir da capital, quando o afluente se torna o rio Amazonas.
O titular da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, comemorou a notícia na manhã deste sábado. “Mantido este ritmo, vai subir mais de um metro por semana. A estiagem está ficando para trás. Logo volta a navegação plena dos nossos rios”, escreveu em uma rede social.
Após os rios do estado alcançarem níveis críticos na estiagem histórica deste ano, o governo federal anunciou R$ 138 milhões para a dragagem (escavação) do leito do rio, com o objetivo de melhorar as condições para navegação.
No caso do Solimões, atualmente o serviço está sendo realizado em um trecho de 8 quilômetros entre os municípios de Tabatinga e Benjamin Constant. O trabalho, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) , tem custo de R$ 38 milhões. A dragagem também está sendo feita no Tabocal, trecho entre Manaus e Itacoatiara.
*Fonte: A Crítica