25.3 C
Manaus
26/02/2025
Portal Castello Connection
Saúde

Educação e Saúde: estudantes recebem orientações sobre prevenção à dengue em atividade escolar

(Foto: Lucas Macedo/FVS-RCP)

Em alusão ao Dia Mundial do Meio ambiente, estabelecido no dia 5 de junho, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), participou nesta terça-feira (06/06), de uma ação em alusão à data com o tema “Soluções para a poluição plástica”, de iniciativa da Secretaria de Educação e Desporto (Seduc).

A programação foi realizada na Escola Estadual Tempo Integral Rafael Henrique Pinheiro Dos Santos, no bairro Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus. Pela fundação, estiveram presentes o Núcleo de Educação em Saúde (NES), além da Subgerência de Entomologia e a Gerência de Doenças de Transmissão Vetorial (GDTV-Dengue). Esses dois últimos setores do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA).

O evento, que segue até quarta-feira (07/06), tem objetivo a celebração do 50º dia Mundial do Meio Ambiente, sensibilizar professores e estudantes da rede pública, além de apresentar à comunidade escolar propostas de redução e destinação adequada de resíduos sólidos, principalmente de composição plástica.

Os técnicos realizaram orientações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, que transmite doenças como a dengue, a quase 300 alunos da escola durante a programação. As explicações foram apresentadas por meio de palestras, jogos lúdicos e desenhos para colorir, com o intuito de que as crianças tenham o conhecimento da importância de combater o mosquito e a doença.

Além da FVS-RCP e da Seduc, outras instituições do Estado e município participaram da ação: Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Amanda Andion, gerente do NES na FVS-RCP, pontua sobre a importância das atividades de educação em saúde voltada às crianças no controle e prevenção de doenças. “A proposta é disseminar informações sobre o controle do Aedes aegypti. Então, aproveitamos esse evento que é uma oportunidade ímpar para que as crianças sejam multiplicadoras dessas informações tão necessárias”, disse.

Para a diretora da escola, Priscilla Dantas, a parceria da Seduc com a FVS-RCP beneficia a comunidade escolar. “Essas crianças hoje estão sendo instruídas aqui na escola, mas depois podem passar esse conhecimento para os pais e os demais familiares, porque o aprendizado aqui é contínuo” disse a diretora.

A aluna Marcela Ramos, de 7 anos, destaca o aprendizado obtido. “Eu sei que é muito importante não deixar água parada para não ter o mosquito que deixa a gente doente. Hoje, eu aprendi muita coisa e, quando chegar em casa, vou falar tudo para a minha mãe e meu pai”, afirmou a estudante.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Comemorado no dia 5 de junho, a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem o objetivo de chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Relacionados

Nísia Trindade é demitida do Ministério da Saúde

Redação

Brasil anuncia primeira vacina 100% Nacional e de dose única contra a Dengue

Informações da Assessoria

Dilma Rousseff é internada após quadro de neurite vestibular

Informações Agência Brasil

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais