Portal Castello Connection
Cidade

Instituições premiam vencedores do concurso “Faça Bonito”

(Foto: Arthur Castro/Secom)

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), anunciou, , Os vencedores do I Concurso ‘Faça Bonito’ de prevenção ao abuso e à violência sexual contra crianças e adolescentes, recebram premiação nesta terça-feira (06/06) no Ministério Público da 11ª Região Amazonas e Roraima, zona Centro-Sul de Manaus. Foram 597 produções inscritas.

O concurso é uma iniciativa da FVS-RCP em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto, tendo apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11 AM/RR), Ministério Público do Trabalho (MPT-AM/RR) e Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (Iacas). O evento teve como atração artística, o músico Marcelo Izel, que também atua na FVS-RCP. As crianças e adolescentes premiados tiveram as imagens protegidas.

O chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, Alexsandro Melo, destaca o impacto da primeira edição do concurso. “Esse ano, nós tivemos 15 municípios. Então, a gente espera, para o próximo ano, estar aumentando, cada vez mais, esse número, porque é importante discutir esse tema no nosso dia a dia”, afirma.

Para a procuradora-chefe do MPT 11ª Região, Alzira Melo Costa, o evento atinge comunidade importante para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. “O Ministério Público do Trabalho fica muito feliz de ter conseguido participar com a FVS, com outros órgãos, conclamando a educação, os jovens e toda a comunidade educacional a se protegerem contra a violência sexual”, enfatiza a procuradora.

Também participando no evento Katiussia Souza, assistente social do Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente (Iacas), destacou a importância da compreensão das crianças para promoção da autoproteção. “Essa iniciativa é de muito valor para que as crianças possam compreender as violações e também se autoprotegerem, compreendendo a importância de dialogar sobre esse assunto, pedir socorro quando precisar, saber para onde pedir”, acrescenta.

Premiados

Foram seis produções estudantis vencedoras, entre desenhos e poesias. Esses primeiros lugares foram premiados com equipamentos eletrônicos, como notebook, tablets e celulares. Outros 14 estudantes também foram premiados com bicicletas, totalizando 20 estudantes contemplados.

Para a secretária executiva adjunta do interior da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Ana Maria Araújo de Freitas, o concurso soma às iniciativas já realizadas pela secretaria para prevenção ao abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes.

“Estamos muito felizes de estar participando dessa premiação. É um tema muito discutido para as crianças saberem identificar o tipo de abuso que elas podem estar sofrendo. A escola é esse lugar dessa discussão didático-pedagógica”, afirma a secretária.

Concurso

O concurso teve o objetivo de estimular a criação de desenhos e poesias por crianças e adolescentes na rede estadual de ensino a partir do tema “Faça bonito na escola e na vida: proteja nossas crianças e adolescentes”, e faz parte da campanha “Faça Bonito”, realizada em todo o país.

Puderam participar do concurso alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental da rede estadual, sendo do 1º ao 5º ano na modalidade desenho e do 6º ao 9º ano na modalidade poesia.

Aderiram ao concurso os seguintes municípios: Manaus, Fonte Boa, Barreirinha, Parintins, Tabatinga, Tonantins, Boa Vista do Ramos, São Sebastião do Uatumã, Jutaí, Tefé, Santa Isabel do Rio Negro, Guajará, Novo Airão, São Paulo de Olivença e Urucará.

Relacionados

Aprovados em concurso da PM voltam a cobrar convocação na ALE

Redação

Incêndio em usina de energia deixa cidade sem luz, no interior do Amazonas

Redação

Mulher morre atropelada por ônibus a caminho do trabalho, em Manaus

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais