Portal Castello Connection
Polícia

Alexandre Pires é alvo de operação da PF por garimpo em terras Yanomami

O artista teria recebido pelo menos R$ 1 milhão de uma mineradora investigada. Entre os crimes investigados, está o de lavagem de dinheiro. 

Foto: reprodução

O cantor Alexandre Pires foi alvo de busca e apreensão, nesta segunda-feira (4), em uma operação da Polícia Federal (PF) que investiga o financiamento e logística de garimpo ilegal em Terra Indígena Yanomami. O artista teria recebido pelo menos R$ 1 milhão de uma mineradora investigada. Entre os crimes investigados, está o de lavagem de dinheiro.

O cumprimento do mandado aconteceu em um cruzeiro, no litoral de Santos, onde o artista se apresentava. Na operação, que ganhou o nome de “Disco de Ouro”, a polícia rastreou as movimentações financeiras de uma mineradora investigada e chegou a outras contas bancárias, entre elas a do cantor.

As investigações indicam que o minério seria declarado como originário de um garimpo regular no Rio Tapajós, em Itaituba/PA, e supostamente transportado para Roraima para tratamento.

Porém, de acordo com os investigadores, esse processo seria somente no papel, já que o minério teria sido explorado do próprio estado de Roraima. Além disso, a rede incluiria ainda pilotos de aeronaves, postos de combustíveis e lojas de máquinas.

“Foram identificadas transações financeiras que relacionariam toda a cadeia produtiva do esquema, com a presença de pilotos de aeronaves, postos de combustíveis, lojas de máquinas e equipamentos para mineração e laranjas para encobrir movimentações fraudulentas”, destaca a nota da corporação.

A operação é um desdobramento de uma ação da PF deflagrada em janeiro de 2022, quando 30 toneladas de cassiterita extraídas da Terra Yanomami que se encontravam depositadas na sede de uma empresa investigada e estariam sendo preparadas para remessa ao exterior.

*Fonte: A Crítica

Relacionados

PF desarticula grupo miliciano envolvido com a comercialização de ouro ilegal no Amazonas

Redação

Homem é preso por torturar, estuprar e drogar enteados em Manaus

Redação

Corpo é encontrado decapitado em área de mata em ramal na BR-174

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais