Portal Castello Connection
Política

TRE-AM forma maioria para cassar mandato de Silas Câmara

O parlamentar responde por gastos ilícitos durante a campanha política do ano passado

(Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados)

Quatro magistrados do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) votaram a favor da cassação do deputado federal Silas Câmara (Republicanos) em julgamento nesta terça-feira (12). O parlamentar responde por gastos ilícitos durante a campanha política do ano passado.

Os votos formam maioria, restando apenas um único voto para decisão – o do juiz Marcelo  da Costa Vieira, que pediu vista para analisar o processo. O julgamento deve ser retomado no ano que vem, por conta do recesso do tribunal. Até lá, os juízes podem voltar atrás em seus votos e mudar o rumo do processo.

De acordo com a denúncia, Silas gastou pouco mais de R$ 390 mil com fretamento de aeronaves e inconsistências nos dados dos voos realizados. Um exemplo são voos para o Estado do Acre, base da mulher de Silas, a deputada federal Antônia Lúcia (Republicanos).

A denúncia

O pedido de cassação foi feito pela procuradora Lígia Cireno Teobaldo na “Representação por captação ou gasto ilícito de recursos” contra o deputado.

De acordo com o documento, Silas gastou pouco mais de R$ 390 mil com fretamento de aeronaves e inconsistências nos dados dos voos realizados.

Um exemplo são voos para o Estado do Acre, base da mulher de Silas, a deputada federal Antônia Lúcia (Republicanos).

Em outros casos, as aeronaves não ficam nem uma hora nos municípios de destinos, o que contradiz a estratégia de promover uma campanha nesses locais onde deveriam ocorrer comícios, reuniões com lideranças e até carreatas.

“Apesar de várias escalas, nota-se que, em nenhuma delas, a aeronave permaneceu em solo por mais de uma hora, o que é incompatível com a atividade irregular de uma campanha eleitoral”, destaca a procuradora Lígia Teobaldo.

Há ainda casos em que o deputado, principal personagem da campanha, estava ausente nas viagens.

*Fonte: A Crítica

Relacionados

Arthur Neto diz que nunca cometeu ‘nenhum ato desmoralizador’ após operação da PF

Redação

Justiça mantém suspensão do reajuste da tarifa de ônibus e marca audiência de conciliação

Redação

Vereadores de Manaus começam feriado de carnaval mais cedo

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais