25.3 C
Manaus
26/02/2025
Portal Castello Connection
Saúde

FVS-AM orienta sobre meios de prevenção após Manaus entrar em alerta por aumento de casos de dengue

Em Manaus, os casos da doença mais que dobraram na última semana. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), já são mais de 520 casos, em 2024.

Foto: Semsa

Após o cenário epidemiológico da dengue colocar Manaus em situação de alerta, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), orienta a população sobre os meios de prevenir a doença, nesta segunda-feira (29).

Em Manaus, os casos da doença mais que dobraram na última semana. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), já são mais de 520 casos, em 2024.

De acordo com a FVS-AM, a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti é a principal forma de prevenção às arboviroses, incluindo dengue, chikungunya e zika. A fundação informou ainda que 66% dos depósitos das larvas do mosquito poderiam ser eliminados com vistoria semanal.

Entre os principais depósitos domésticos que podem causar a proliferação do mosquito estão caixas d’águas, vasos de planta, calhas de chuva e lixo acumulado em ambiente residencial ou profissional. Por isso, é importante que o morador faça uma vistoria semanal em casa ou ambiente de trabalho para combater o mosquito transmissor das doenças.

O secretário da SES-AM, Anoar Samad, alertou que cada um dos depósitos, que possam funcionar como criadouros de Aedes aegypti, devem ser eliminados.

“É muito importante que a população contribua, verificando, em casa ou no trabalho, qualquer recipiente que acumule água e a mantenha parada, como caixa d’água destampada, vasinho de planta, pneu e lata”, alerta.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatiza que a contribuição da população é ainda mais preciosa diante do período chuvoso onde são esperados registros de casos de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.

“Eliminar os criadouros é a principal medida de prevenção. Se não tem depósitos, não tem mosquito. Por isso, o apelo para que a população seja um ator importante na identificação e eliminação do Aedes aegypti”, disse a diretora Tatyana.

O servidor público Charley Marcondes, de 52 anos, recebeu o diagnóstico de dengue, nesta segunda quinzena de janeiro, e também apela para a responsabilidade de cada um na eliminação de criadouros. “Tive dor de cabeça, calafrios e manchas vermelhas em todo o corpo. Por isso, é importante que cada pessoa faça sua parte no combate a esse mosquito”, ressaltou Charley.

Vistoria semanal

Para evitar as arboviroses, a orientação é que a população aplique a estratégia dos 10 minutos de vistoria por semana de possíveis criadouros do mosquito para manter a casa, ambiente de trabalho e escola livre do mosquito. A inspeção é uma medida simples e pode ser implementada no cotidiano.

*Fonte: G1 AM

Relacionados

Nísia Trindade é demitida do Ministério da Saúde

Redação

Brasil anuncia primeira vacina 100% Nacional e de dose única contra a Dengue

Informações da Assessoria

Dilma Rousseff é internada após quadro de neurite vestibular

Informações Agência Brasil

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais