25.3 C
Manaus
26/02/2025
Portal Castello Connection
Geral

Campanha da Fraternidade 2024: Igreja Católica propõe ‘amizade social’ como tema neste ano

A Campanha da Fraternidade chega à sua 60ª edição neste ano. Iniciativa tem como objetivo "exercitar a caridade associada à reflexão e ação sobre um tema específico".

Foto: Reprodução

A Igreja Católica inicia nesta quarta-feira (14) a Campanha da Fraternidade em 2024 com uma proposta de reflexão sobre ‘fraternidade e amizade social’ durante a quaresma – período entre a Quarta-feira de Cinzas e a Páscoa.

Na prática, com o tema “Fraternidade e Amizade Social”, e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”, a Igreja Católica aborda especialmente sobre empatia. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a proposta é de reflexão sob três perspectivas:

  • Incentivar as pessoas a verem as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos de Deus;
  • Impulsionar as pessoas a iluminar-se pelo Evangelho que as une como família;
  • Agir conforme a proposta quaresmal, de uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária.

A Campanha da Fraternidade, que chega em sua 60ª edição neste ano, foi lançada oficialmente com uma celebração nesta quarta-feira na sede da CNBB em Brasília. No Santuário Nacional de Aparecida, o arcebispo Dom Orlando Brandes, repercutiu o tema em missa durante a manhã.

“Ter a iniciativa da reconciliação. Isto é a pura campanha da fraternidade. Fui ofendido, mas não tenho inimigos. É um irmão que me ofendeu, eu vou ao encontro do irmão para reconciliação. Esse tempo da gente reatar amizade com Deus, com as pessoas, e amizade com quem nos fez o mal”, disse durante o sermão.

 

“Essa campanha da fraternidade faz diminuir o nosso ‘eu’. E faz projetar o ‘tu’, o outro, o nós. Isso é quaresma”, completou Brandes.

O que é a Campanha da Fraternidade?

A Campanha da Fraternidade surgiu em 1964 como uma proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) à Igreja Católica para celebrar a Quaresma. Além das orações e do jejum, o objetivo é “exercitar a caridade associada à reflexão e ação sobre um tema específico”.

Em 1964, o primeiro tema da Campanha da Fraternidade foi “Igreja em Renovação”. Depois, a cada ano, um novo assunto ligado foi designado para que os católicos pensassem e agissem.

Partilha, reconciliação, saúde, trabalho, justiça, família, esperança e até tráfico humano já foram tema. Em 2022 a educação pautou as reflexões.

*Fonte: G1 AM

 

 

Relacionados

Governo manda projeto de descontos para quitação de dívidas com a Afeam

Redação

Ipaam faz vistorias para liberar licenças de construção de condomínios na Ponta Negra e Tarumã

Redação

Ativistas protestam contra general acusado da morte de Rubens Paiva

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais