26.3 C
Manaus
11/03/2025
Portal Castello Connection
Livros

Artista do Amazonas reapresenta a HQ ‘Fronteira’ e a coletânea ‘Mitos, medos e mistérios’

A escolha das obras não é à toa. "Fronteira", lançado originalmente em 2020, foi indicado ao Troféu HQMIX, considerado o Oscar do quadrinho brasileiro.

Foto: Divulgação

“São obras em que eu conto da minha vivência”. Foi desta forma que o quadrinista Eunuquis definiu a HQ “Fronteira” e a coletânea “Mitos, medos e mistérios”, que serão relançadas, no próximo sábado (24), a partir das 16h, na Livraria Bom Livro, no Shopping Ponta Negra, zona oeste de Manaus. Além do relançamento dos trabalhos do artista, será promovido, também, um bate-papo sobre histórias em quadrinhas e o mercado atual.

A escolha das obras não é à toa. “Fronteira”, lançado originalmente em 2020, foi indicado ao Troféu HQMIX, considerado o Oscar do quadrinho brasileiro. Já “Mitos, medos e mistérios” é um compilado de ilustradores mundiais, bilíngue inglês-português, e que teve uma grande procura por retratar lendas regionais, nacionais e internacionais. Nele, além de “Mapinguari” – obra de Eunuquis -, podemos conferir, ainda, o trabalho de artistas de diversos países, como Marrocos, Romênia e Bogotá.

“São obras em que eu conto da minha vivência. ‘Fronteira’ fala do encontro do meu personagem, Caboquinho, e da Kika, personagem da minha ex-companheira. É uma história fictícia, porém, bem atrativa. Fala das lendas do Brasil e do Marrocos, o nosso curupira e a Aicha Kandicha”, revelou o quadrinista, enfermeiro de formação e quadrinista por paixão.

“Enquanto isso, ‘Mitos’ era um sonho. Sempre quis realizar um livro com vários artistas mundiais. Consegui reunir diversos colegas e a experiência foi bem mitológica”, acrescentou Eunuquis.

Quem não puder conferir o relançamento, mas quiser conhecer um pouco mais do trabalho e adquirir as obras do quadrinista, basta visitar o Instagram de Eunuquis (@eunuquis), a livraria do Largo São Sebastião ou o Ateliê Rosa dos Anjos – os dois últimos localizados no Centro de Manaus. “Porém, no evento, todos que comprarem ‘Fronteira’ e/ou ‘Mitos’ ganharão um cartoon personalizado”, adiantou o artista.

Mercado local

Fora as obras que serão relançadas no sábado, Eunuquis possui outros trabalhos no currículo, como “Jouj”, “Reflexo” e “Khalil”, uma HQ do Oriente Médio que também foi publicada no Brasil.

Assim como outros segmentos artísticos do Amazonas, o quadrinista acredita que o polo quadrinista tem ganhado força nos últimos anos.

“Temos conquistado visibilidade no mundo, com artistas locais trabalhando para estrangeiros e para o mercado nacional”, pontuou.

Inspiração

Para aqueles que acreditam que o personagem Caboquinho é uma retratação do próprio artista, Eunuquis revela:

“Sinto muito em frustrar as pessoas [risos], mas ele é baseado no meu filho que, hoje, tem 24 anos. Espero que, com o Caboquinho, eu possa levar nossa cultura, dialeto, etnia e raça para todo o mundo”, finalizou.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Biografia inédita de Amazonino Mendes será escrita com autorização da família

Redação

Beth Azize lança dois livros inéditos na Valer Teatro, nesta quinta-feira (13/02)

Redação

Escritor amazonense lança Tributo ao revolucionário Pablo Neruda

Informações da Assessoria

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais