Portal Castello Connection
BrasilSaúde

Secretária de Vigilância em Saúde diz que Brasil receberá vacinas atualizadas contra Covid-19

Ethel Maciel afirmou em rede social que Ministério da Saúde também vai receber 40 milhões de testes rápidos em março.

Foto: Reprodução

A secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, anunciou em uma rede social nesta terça-feira (27) que o Brasil vai receber em março vacinas atualizadas contra a Covid-19.

“Fizemos a compra de forma emergencial, o que fez com que a entrega fosse mais rápida dentro do nosso contexto, com o processo aberto desde 2023”, disse.

De acordo com a secretária, a situação da Covid-19 no país vem sendo atualizada semanalmente, “com recomendações e dados do cenário atual, das vacinas e das variantes em informes,” disse Ethel.

Ethel Maciel anunciou que o Ministério da Saúde recebeu mais testes rápidos nesta semana, e vai receber outros 40 milhões de testes em março.

“Mas temos muitos testes de PCR e esse meio de testagem é importante para a Vigilância, pois podemos sequenciar a partir dessas amostras e observar a presença das variantes no país,” afirmou.

Em 2024, 1,3 mil pessoas morreram de Covid-19 no Brasil. O número é quase nove vezes maior do que as mortes provocadas pela dengue no mesmo período. Segundo infectologistas, esse alto número pode estar ligado à baixa cobertura vacinal contra a doença nos últimos meses. No caso da quinta dose, houve menos de 20% de cobertura vacinal para crianças e idosos.

A Organização Mundial de Saúde decretou em 6 de maio de 2023 o fim da emergência global para a Covid-19. Médicos e especialistas alertaram que a doença ainda representa riscos e pedem a manutenção dos cuidados.

*Fonte: R7

Relacionados

Nísia Trindade é demitida do Ministério da Saúde

Redação

Brasil anuncia primeira vacina 100% Nacional e de dose única contra a Dengue

Informações da Assessoria

Estreia do PodCastello Finanças e Negócios com Alon Hans

Isabel Cristina

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais