A primeira etapa de retirada dos flutuantes do Tarumã-Açú, iniciada na manhã desta terça-feira (26), irá afetar 20 flutuantes do local. Conforme liminar judicial vigente, a ação neste primeiro momento fará a retirada apenas dos flutuantes previamente identificados como abandonados.
Em cumprimento à decisão judicial, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima) estará coordenando a ação.
“Serão pelo menos 20 flutuantes abandonados que serão retirados nos próximos 5 dias, eles foram identificados pela nossa equipe. Começaremos hoje e colocaremos esses flutuantes em uma balsa, tendo todo o cuidado para não poluir esses pontos do Tarumã”, disse o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Antonio Ademir Stroski.
Participam da ação coordenada pela Semmasclima o Centro de Cooperação da Cidade (CCC), as secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp), Infraestrutura (Seminf), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef); Procuradoria Geral do Município (PGM); Polícia Militar do Amazonas (PMAM); Batalhão Ambiental; e Marinha do Brasil, todos em atenção à decisão proferida pela Vema.
*Fonte: Acrítica