25.3 C
Manaus
26/02/2025
Portal Castello Connection
EducaçãoPolítica

Professores fazem protesto contra reajuste de 1,25% e CMM nega votar em regime de urgência

o Projeto de Lei 201/2024 propõe um reajuste de 1,25%. A proposta é criticada pela oposição e por representantes sindicais da categoria.

Foto: Divulgação

Por 19 votos a 17, os vereadores recusaram analisar em regime de urgência a proposta da Prefeitura de Manaus de recomposição salarial dos trabalhadores da educação.

Enviado à Câmara Municipal de Manaus (CMM) na terça-feira (2), o Projeto de Lei 201/2024 propõe um reajuste de 1,25%. A proposta é criticada pela oposição e por representantes sindicais da categoria.

O percentual, segundo a prefeitura, é referente à data base 2023/2024 e tem por objetivo recompor a inflação acumulada entre os meses de maio e dezembro de 2023.

Com a presença de professores protestando na galeria da Câmara nessa quarta-feira(3) a oposição conseguiu reunir 19 votos para derrubar a proposta do Executivo de analisar a matéria em regime de urgência.

A matéria agora seguirá o rito normal, passando pelas comissões da Câmara, com mais tempo para ser discutida e alterada, se for o caso.

O líder do prefeito David Almeida (Avante), Eduardo Alfaia, criticou a forma como a oposição está tratando a matéria. Segundo ele, os educadores estão sendo induzidos a pensar que a data base irá se resumir ao percentual de 1,25%.

A vereadora e professora Jacqueline (UB) afirma que mandaram o pedido de urgência muito sigiloso e questiona o motivo da comissão de educação não ter sido convidada.

“Não houve uma reunião para discutir o que poderia ser elaborado e qual seria o indicador desse aumento, devemos fazer uma negociação primeiro com os representantes dos sindicatos que estão aqui fazendo esse movimento todo, o que é muito justo pois o aumento de 1,25% é um golpe”, concluiu a vereadora.

Veja vídeo:
Veja lista de Vereadores a favor e contra o reajuste: 

A Favor:

1-Alonso Oliveira
2-David Reis
3-Dione Carvalho
4-Eduardo Alfaia
5-Eduardo Assis
6-Elan Alencar
7-Fransuá
8-Gilmar Nascimento
9-Jander Lobato
10-Joelson Silva
11-Marcel Alexandre
12-Mitoso
13-Professor Samuel
14-Raulzinho
15-Roberto Sabino.
16-Rosinaldo Bual
17-Wallace Oliveira

Vereadores Contra:

1-Allan Campelo
2-Bessa
3-Capitão Carpê
4-Daniel Vasconcelos
5-Diego Afonso
6-Everton Assis
7-Ivo neto
8-Jaildo Oliveira
9-João Carlos
10-Lissandro Breval
11-Marcelo Serafim
12-Márcio Tavares
13-Professora Jacqueline
14-Raiff Mattos
15-Rodrigo Guedes
16-Rosivaldo Cordovil
17-Thaysa Lippy
18-William Alemão
19-Yomara Lins

Relacionados

Arthur Neto diz que nunca cometeu ‘nenhum ato desmoralizador’ após operação da PF

Redação

Justiça mantém suspensão do reajuste da tarifa de ônibus e marca audiência de conciliação

Redação

Vereadores de Manaus começam feriado de carnaval mais cedo

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais