Moradores protestaram nesta quinta-feira (4) contra a retirada da única Unidade Básica de Saúde da Família, Theodomiro Garrido (USF), da rua São José, bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul de Manaus. Os comunitários relataram que além da transferência da unidade, eles encontram dificuldades nos atendimentos que foram remanejados para outras zonas da capital.
De acordo o morador Anderson, a comunidade está prestes a passar por um caos que vai afetar os moradores. Eles receberam a informação de que a unidade vai para outra região prejudicando assim principalmente os idosos que fazem uso do serviço. Segundo os usuários, a USF é a única unidade da região.
“Esse não é um pedido só meu, mas de todos os comunitários, estamos prestes a viver um caos aqui na comunidade em relação ao posto de saúde que vai entrar em reforma. Isso vai afetar principalmente os idosos, como eles vão se deslocar daqui para outra região?” questiona o comunitário.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) informou que a USF Theodomiro Garrido está inserida no pacote de investimentos e que segue os atendimentos. A nota diz ainda que outras unidades de saúde serão indicadas para que não haja prejuízo na oferta de serviços à população atendida por aquele estabelecimento de saúde.
*Fonte: D24am