O prefeito David Almeida, que tem pela frente um novo campo minado, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar caixa 2 da Secretaria de Comunicação (Semcom), aberta na Câmara Municipal, trabalha para tentar minimizar os estragos dessa investigação às vésperas da campanha eleitoral, com a cooptação de blogueiros e redes sociais com opiniões a seu favor.
Não sem propósito, o novo secretário municipal de Comunicação, Jack Serafim, tem agendado reuniões para aproximação com esse segmento, acompanhado da mulher do prefeito, Izabelle Fontenelle, o que mostra a participação dela nos rumos da comunicação oficial desde a época do ex-secretário Israel Conte. Com essa forte influência, Fontenelle deverá ser convidada a dar explicações aos parlamentares sobre a sua presente atuação e nos bastidores da secretaria alvo dos vereadores na CPI.
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) anunciou a apuração de denúncias de irregularidades em Nhamundá. O foco é a licitação para locação de estruturas e equipamentos para eventos no valor de R$1,4 milhão. Após o anúncio, a própria prefeitura decidiu anular o certame.
Processos 1
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) julga hoje 101 processos. Do total, 22 fazem parte da pauta de adiados, que retornam para julgamento após pedido de vista dos conselheiros.
Processos 2
São oito tomadas de contas especiais, cinco prestações de contas, quatro representações, três recursos, um embargo de declaração e uma denúncia.
Posse
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) empossa hoje o promotor Elvys de Paula Freitas como o novo procurador-geral de Justiça do órgão.
Corrupção
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) inicia hoje, em Manaus, o curso de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro Avançado. Ao todo, 145 servidores das Forças de Segurança da Região Norte e de órgãos parceiros irão participar.
Cassação
O pedido de cassação do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), que empurrou para fora da Câmara um militante do MBL, chegou ao Conselho de Ética da Casa.
Ministro quer mudar gestão da Segurança Pública
O Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, defendeu a atualização na gestão da Segurança com mais poderes à União. “Hoje, a criminalidade se dá no mundo virtual”.
Dirceu diz que Lula faz gestão de centro-direita
Ex-deputado federal José Dirceu disse que o atual governo Lula é de centro-direita por uma “exigência do momento histórico e político que vivemos”.
Segurança pública no governo federal é reprovada por 42% dos brasileiros
Pesquisa divulgada pelo Ipec mostra que a avaliação negativa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) supera a positiva em sete das oito áreas mensuradas. As piores áreas de avaliação da gestão petista são questões ligadas à economia, como o combate à inflação, seguidas por segurança pública e saúde.
O que se gasta em segurança no setor bancário é desproporcional ao que se gasta em outros países e isso se reflete no spread bancário, disse o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
*Fonte: D24am