Fiéis lotaram o Sambódromo de Manaus, localizado no bairro Flores, Zona Centro-Sul da capital amazonense, na tarde deste último domingo (19), para a celebração de Pentecostes. O evento, que para a Igreja Católica marca a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, atraiu um público de cerca de 60 mil pessoas, segundo a organização.
A celebração incluiu momentos de oração, louvores, leitura bíblica e a tradicional missa solene, presidida pelo arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner. A missa iniciou às 17h, mas o local começou a receber o público a partir das 14h, quando os portões foram abertos e as famílias, adultos, jovens, crianças e idosos começaram a encher o local.
Dom Leonardo Steiner iniciou o sermão agradecendo aos mais de 2 mil voluntários que ajudaram na preparação do evento e durante a sua realização. Ele destacou o lema deste ano: “Todos Irmãos e Irmãs, no Espírito”, ressaltando a importância da unidade, do amor e do perdão.
“O Espírito nos leva ao perdão, à reconciliação, o Espírito harmoniza de novo a nossa vida, o Espírito que é capaz de sempre de novo tecer as relações familiares, as relações amorosas, as relações mais íntimas. É o Espírito que sempre de novo tece as relações da comunidade. Recebei o Espírito Santo e perdoai”, disse o arcebispo de Manaus.
O motorista de aplicativo Cleiton Brandão, de 33 anos, participa da celebração há mais de 10 anos e, este ano, teve um toque especial porque é a primeira vez que ele participa com seu filho de 1 ano de idade. Acompanhado também da esposa e da mãe, ele destaca que o evento o marcou com um sentimento de paz desde a primeira vez.
“Todo ano eu venho, e hoje estou tendo a oportunidade de vir pela primeira vez com o meu filho, e é um momento muito emocionante. A gente se sente muito acolhido, é um momento muito feliz. A primeira vez que eu vim, me senti tão acolhido e fiquei tão em paz durante o Pentecostes, foi algo diferente do que a gente vive no dia a dia”, relatou.
A celebração também foi marcada pela solidariedade e unidade entre os fiéis, que arrecadaram toneladas de alimentos para doação. No ano passado, foram arrecadadas mais de 8 mil toneladas de alimentos, segundo a organização, e este ano o objetivo é ultrapassar essa marca. Parte dessas doações será destinada ao Rio Grande do Sul.
A agente da Cáritas Arquidiocesana Manaus, Marcela Dias, participa do evento religioso há 17 anos e conta que o Pentecostes deste ano mobilizou mais de 195 voluntários que colaboraram diretamente na coleta de alimentos doados. Para ela, o trabalho social é gratificante porque gera um impacto na vida de muitas pessoas que necessitam desse acolhimento.
“É uma experiência muito satisfatória, porque você vem aqui e doa um serviço. Esse serviço de arrecadação de alimentos vai ajudar outras vidas. Eu acredito que a oração precisa vir junto com a ação, e esse é um dos nossos compromissos: compromisso com a vida. E o Espírito Santo nos ilumina e nos dá sabedoria para que a gente possa conduzir a nossa vida e a vida de outras pessoas, ajudar, ser solidário e ser um companheiro de vida com os nossos irmãos”, destacou Marcela.
A Festa de Pentecostes também contou com ações do projeto social ‘Ecologia Integral’ e a participação dos ‘Educadores Ambientais’, que são voluntários responsáveis por orientar todos os fiéis sobre a destinação correta do lixo. A ação faz parte do chamado ‘gesto concreto’, que é um compromisso, mesmo que pequeno, com a comunidade.
*Fonte: Acrítica