Laiana Rodrigues Batista vai para a disputa dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Paratleta de vôlei sentado, categoria VS1, a amazonense de 42 anos vai em busca de sua terceira medalha no maior evento multiesportivo do mundo. A lista de convocadas para representar a Seleção Brasileira foi anunciada na última terça-feira (25).
Em sua primeira participação, em 2016, Laiana ficou com o bronze nos Jogos Paralímpicos realizado no Rio de Janeiro. Na primeira fase, a equipe venceu os três jogos, mas na semifinal, acabou caindo para os Estados Unidos – que viriam a ser as campeãs, diante da China. Na disputa do terceiro lugar, vitória sobre a Ucrânia.
Na edição seguinte, a amazonense conquistou novamente o bronze, desta vez em Tóquio 2020 – que foi realizado em 2021. O roteiro acabou sendo o mesmo: invencibilidade na primeira fase e derrota nas semifinais para os Estados Unidos – novamente campeãs em cima da China. Na disputa do terceiro lugar, vitória sobre o Canadá.
Recentemente, a Seleção Brasileira de Vôlei Sentado ficou com o terceiro lugar do World Super Six. Logo após a conquista, a equipe voltou a treinar no último sábado (22), já focando nas Paralimpíadas. As atividades seguem até o próximo sábado (29), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
A estreia de Laiana nas Paralímpiadas de Paris 2024 ocorre no dia 29 de agosto, contra a seleção de Ruanda. O Brasil está no grupo B, que além de Ruanda, também conta com as seleções de Canadá e Eslovênia. Já no grupo A, estão Estados Unidos, China, França e Itália.
*Fonte: Acrítica