25.3 C
Manaus
26/02/2025
Portal Castello Connection
Polícia

Ex-comandante do Corpo de Bombeiros é preso por desacato e porte ilegal de arma de fogo na AM-010

O coronel Franz Marinho de Alcântara estava com carro irregular e acusou um policial do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar de aceitar propina, além de estar com um revólver sem documentação.

Foto: Divulgação

O coronel da reserva e ex-comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Franz Marinho de Alcântara, foi preso em flagrante nessa segunda-feira (8), por porte ilegal de arma de fogo e desacato no quilômetro 30 da AM-010, que liga Manaus aos municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara.

Tudo começou quando o Cel. Alcântara não obedeceu à voz de parada na barreira da cidade, sendo então acompanhado por um cabo do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran). Logo, o coronel parou em um posto de combustíveis, sendo abordado pelo policial que solicitou o documento do carro e indagado sobre a placa do guincho que estava sendo utilizado pelo bombeiro aposentado.

O coronel Alcântara teria respondido que o documento e a placa estariam com “Diretor do Detran. Está tudo em dia e com ele”. O cabo então alertou que caso o Coronel não apresentasse o solicitado, o veículo teria que ser apreendido e levado ao parqueamento do Detran. Neste momento, que o ex-comandante geral do CBMAM desacatou o policial militar.

“Cabo, o senhor não vai prender o meu veículo. Vocês são acostumados a pegar propina que eu sei”, relatou em depoimento o policial militar sobre a fala do Cel. Alcântara. Em seguida o cabo deu voz de prisão, tendo que um segundo policial do BPTran auxiliar na imobilização, já que o Cel. Alcântara estava resistindo à prisão.

Somente neste momento, que o ex-comandante do CBMAM se identificou e teria ameaçado os policiais dizendo que “vocês acabaram com a carreira de vocês”. Durante revista no veículo foi encontrado na porta luva um revólver calibre 32. e cinco munições do mesmo calibre intactas, sem documentação. O Cel. Alcântara disse que a arma de fogo pertence ao seu pai.

Tanto o depoimento dos dois policiais militares e de uma testemunha, na Diretoria de Justiça e Disciplina do CBMAM relatam a mesma versão, o que culminou na efetivação da prisão em flagrante do Cel. Franz Marinho de Alcântara, na sede do Corpo de Bombeiros, que fica no bairro Petrópolis, zona Sul da capital.

Mesmo o caso sendo registrado na própria sede do CBMAM, por meio de nota, o Corpo de Bombeiros, disse que “o envolvido no caso não faz parte do quadro de servidores ativos da corporação, pois já está na reserva há alguns anos”, finaliza a nota.

Relacionados

PF desarticula esquema criminoso destinado à aquisição de merenda escolar em Manaus

Redação

Repórter ‘Zé Real’ é procurado pela polícia suspeito de invadir casas e cometer roubos no interior do AM

Redação

Suspeito de realizar roubos a comércios é preso no bairro Tancredo Neves

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais