Portal Castello Connection
Geral

Nível dos rios está abaixo da série histórica para julho

Em Coari, onde há exploração de petróleo e gás, o rio Solimões marcava 13,99 metros até a noite desta terça-feira. O histórico indica que o afluente está quase dois metros abaixo da média para julho (15,63).

Foto: Arquivo Acrítica

As 15 estações no Amazonas do Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológico (SipamHidro), do governo federal, apontam que os trechos de rios acompanhados por réguas oficiais estão com o nível das águas abaixo da média histórica, iniciada em 2005. O dado foi levantado na noite desta terça-feira.

Uma das estações que demonstra a disparidade do nível atual é a de Itacoatiara, onde o rio media 11,86 metros até as 19h desta terça. O histórico para o mesmo trecho indica que a média costuma ser de quase três metros a mais de água (14,83m) para julho. Por outro lado, quando se observa apenas a média para o dia 9 de julho (11,87m), data da medição, o rio está em nível similar.

O nível das águas em Itacoatiara é considerado essencial para a economia do estado. O município abriga o segundo maior porto fluvial do Brasil e é uma das portas de entrada para cargas vindas de outros estados e continentes, incluindo aquelas ligadas à Zona Franca de Manaus (ZFM).

Em Coari, onde há exploração de petróleo e gás, o rio Solimões marcava 13,99 metros até a noite desta terça-feira. O histórico indica que o afluente está quase dois metros abaixo da média para julho (15,63). A comparação com medições em 9 de julho de anos anteriores, o corpo hídrico está próximo à média (14,02) registrada.

Além de polos considerados essenciais para a logística do estado, o baixo volume de águas em outras regiões prejudica a locomoção da população e o transporte de insumos básicos, como água potável, alimentos e combustíveis. Os municípios mais distantes da capital são os mais afetados. Em Tabatinga, um deles, o nível do rio Solimões estava em 5,66 metros até esta terça. A média para julho é 7,50 metros.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Governo manda projeto de descontos para quitação de dívidas com a Afeam

Redação

Ipaam faz vistorias para liberar licenças de construção de condomínios na Ponta Negra e Tarumã

Redação

Ativistas protestam contra general acusado da morte de Rubens Paiva

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais