O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu, nesta quinta-feira (15), que o seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, convoque novas eleições no seu país para esclarecer as dúvidas sobre os resultados contestados que lhe deram a reeleição para um terceiro mandato nas eleições de julho.
Maduro “poderia tentar fazer uma conclamação ao povo da Venezuela, quem sabe até convocar um programa de eleições, estabelecer um critério de participação de todos os candidatos (…) e deixar que entre, sabe, olheiros do mundo inteiro para ver as eleições”, disse Lula em entrevista à “Rádio T” do Paraná.
Lula acrescentou que “ainda não” reconhece os resultados apresentados pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, que proclamou Maduro reeleito com 52% dos votos, sem apresentar publicamente as atas de votos.
A oposição denunciou este processo como uma fraude e divulgou registros eleitorais que mostram o seu candidato, Edmundo González Urrutia, como o vencedor claro.
Maduro “sabe que ele está devendo uma explicação para a sociedade brasileira e para o mundo. Ele sabe disso”, disse Lula.
Os governos de esquerda de Brasil, Colômbia e México têm feito esforços diplomáticos persistentes em busca de uma saída para a crise desencadeada após as eleições presidenciais de 28 de julho.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, será recebido nesta quinta-feira em Bogotá pelo seu homólogo colombiano, Luis Gilberto Murillo, para uma visita oficial na qual abordarão o assunto.
*Fonte: AFP