25.3 C
Manaus
26/02/2025
Portal Castello Connection
Cidade

Incêndio em comunidade no Iranduba já dura duas semanas e assusta moradores

Os próprios moradores da região estão se unindo na tentativa de apagar o fogo.

Foto: Divulgação

A Comunidade do Cachoeira, no quilômetro 24 da AM-070, no Paricatuba, na região de Iranduba, a 46km de Manaus, está há pelo menos duas semanas sofrendo com incêndios florestais. De acordo com o relato de moradores, o fogo já está chegando próximo às casas, deixando todos assustados.

De acordo com Jaqueline Lins, Presidente da Comunidade de Paricatuba, os moradores estão se unindo para tentar apagar o fogo.

“Estamos sofrendo com essa queimada há semanas e até agora não sabemos como ela começa, mas ela se alastra muito rápido, estamos nos unindo para tentar apagar da forma que podemos, além de chamarmos o auxílio do Corpo de Bombeiros”, contou Jaqueline.

O fogo tem se alastrado rapidamente segundo os moradores, principalmente em dias mais quentes, o foco de incêndio fica próximo de alguns flutuantes e algumas casas, pelo menos 100 famílias moram na região, aproximadamente 3 mil pessoas e todas estão sendo afetadas.

Animais silvestres, como bichos-preguiças, são os que sofrem com a situação, pois o fogo chega muito rápido e ambos não conseguem fugir com rapidez. Dois foram encontrados feridos, um não resistiu e morreu, o outro foi salvo pelos moradores e levado para outro lugar distante das queimadas.

“A gente tá pedindo ajuda das autoridades pois o fogo já perdeu o controle, ele se alastra muito rápido, e não conseguimos controlar, estamos perdendo tudo”, disse uma moradora.

Aumento no foco de queimadas

De 1º de janeiro a 26 de setembro, o Amazonas registrou 21.930 focos de calor, número que é o maior já visto para um ano inteiro desde o início da medição histórica de 1998. O recorde havia sido batido em 2022, quando foram computados 21.217 focos de calor no estado. Os dados são do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O Amazonas está em estado de emergência ambiental por conta das queimadas. O problema também gerou uma onda de fumaça que atinge todas as 62 cidades amazonenses, incluindo a capital Manaus. De acordo com os dados, a qualidade do ar tem se mantido muito ruim ou péssima.

Atuação do Governo Federal

O Governo Federal prorrogou a permanência de agentes da Força Nacional de Segurança Pública no Amazonas para combater incêndios florestais por 73 dias. A medida assegura a presença dos militares no estado entre 3 de outubro a 14 de dezembro.
Mas esses agentes só estão atuando nos municípios Humaitá, Apuí, Boca do Acre, Lábrea e Novo Aripuanã.

Segundo a portaria publicada do Diário Oficial da União desta sexta-feira (27), os militares atuarão em atividades de defesa civil relacionadas ao meio ambiente e nos serviços de preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Aprovados em concurso da PM voltam a cobrar convocação na ALE

Redação

Incêndio em usina de energia deixa cidade sem luz, no interior do Amazonas

Redação

Mulher morre atropelada por ônibus a caminho do trabalho, em Manaus

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais