Pelo menos 150 famílias estão sendo retirados de uma área particular localizada na Comunidade Santa Cruz, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. A ação de reintegração de posse teve início às 5h desta sexta-feira (27) e conta com apoio das forças do comando de policiamento especializado.
As famílias estavam no local há pelo menos três meses e de acordo com as informações repassadas à imprensa, a área pertence à uma construtora.
A reintegração acontece em cumprimento a uma ordem judicial. Moradores alegam que não tiveram tempo hábil para retirar seus pertences e que maquinários destruíram todos os barracos construídos no local.
Uma das representantes da comunidade, Lianda Paula, alegou que as autoridades não apresentaram as documentações legais. “Nós mesmos cuidamos dessa área há pelo menos 40 anos. Uma das funcionárias dessa empresa chegou aqui com muita violência. Como assim a área tem dono? Aqui nunca teve um muro, uma limpeza e nenhuma conversa com a comunidade”, afirmou.
Ainda de acordo com Liandra, as autoridades derrubaram até mesmo árvores frutíferas que foram plantadas no local há pelo menos 25 anos. “Eles estão fazendo em um dia, coisas que não fizemos em três meses”.
De acordo com o capitão do Batalhão de Choque, que participa da ação de reintegração, o oficial de justiça que está no local está com a documentação correta e a reintegração acontece dentro da legalidade.
*Fonte: Acrítica