Portal Castello Connection
Política

Aplicativo Pardal registra 633 denúncias de propaganda irregular, no Amazonas

Manaus e Parintins são os municípios com maior número de registros.

Foto: Reprodução

O aplicativo Pardal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou 633 denúncias de propaganda irregular no Amazonas até esta última terça-feira (1º). Atualmente, a maioria dos registros está em Manaus, com 278 casos, e em Parintins, com 51.

A maioria das denúncias é contra vereadores, em 282 dos casos, seguida por denúncias contra prefeitos, com 194. Além dessas, houve 151 registros contra partidos ou coligações e 6 contra vice-prefeitos.

Até o final de agosto, Manaus e Manacapuru lideravam os registros, com 56 e 13 casos, respectivamente. No entanto, outros municípios começaram a apresentar aumento, como Parintins, que teve um crescimento de 2450%, pois antes eram apenas dois casos.

Os municípios de Carauari e Itacoatiara registraram 22 denúncias cada; seguidos por Boca do Acre, com 21; Iranduba e Maués, com 20; Nova Olinda do Norte, com 19; Manacapuru, com 18; Pauini, com 16; Presidente Figueiredo, com 12; Careiro, Jutaí e Eirunepé, com 11.

Com menos de 10 registros estão: Boa Vista dos Ramos, com 9; Alvarães, Barcelos e Humaitá, com 6; Borba, Guajará, Careiro da Várzea, Lábrea, Maraã e Rio Preto da Eva, com 5; Apuí, Autazes, Beruri, São Sebastião do Uatumã e Uarini, com 4; Codajás e Nhamundá, com 3; Amaturá, Canutama, Manaquiri, Novo Airão, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga, com 2; Atalaia do Norte, Envira, Fonte Boa, Ipixuna, Santa Isabel do Rio Negro e Urucurituba, com apenas 1.

No Brasil todo, são cerca de 68 mil denúncias pelo aplicativo, sendo a maioria sobre propagandas irregulares, como a fixação ilegal de cartazes e faixas (11,8 mil), seguida pelo uso de bem público para promoção de candidato (10,9 mil) e propaganda irregular na internet (8,4 mil). O estado de São Paulo lidera o número de denúncias, com cerca de 13.094. Em seguida, aparecem Minas Gerais (10.128), Rio Grande do Sul (6.842) e Paraná (5.427).

Diferente dos dados nacionais, as irregularidades mais registradas no Amazonas são: 19% dos casos relacionados à propaganda irregular na internet; 15% à colocação de adesivos e 13% ao uso de alto-falantes ou aparelhos de som e uso de bem público.

O TSE ressalta que o Pardal recebe apenas denúncias de propaganda eleitoral irregular. Disponível para download nas lojas de dispositivos móveis (Google Play ou App Store), o aplicativo permite a denúncia de propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda inadequada, devidamente especificadas pelo próprio app.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Arthur Neto diz que nunca cometeu ‘nenhum ato desmoralizador’ após operação da PF

Redação

Justiça mantém suspensão do reajuste da tarifa de ônibus e marca audiência de conciliação

Redação

Vereadores de Manaus começam feriado de carnaval mais cedo

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais