Um casal de irmãos, de 55 e 56 anos, respectivamente, foi preso em flagrante por deixar de prestar assistência à pessoa idosa e expor a saúde da pessoa idosa a perigo, contra a própria mãe, de 86 anos.
De acordo com a delegada Juliana Tuma, que presidiu as investigações, o filho privava a mãe de receber cuidados médicos e de higiene, e a filha foi presa por ter abandonado a idosa e não prestar a devida assistência.
A prisão aconteceu por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa Idosa (DECCI), na quinta-feira (10/10), no bairro Alvorada, zona centro-oeste.
Conforme a delegada Juliana Tuma, as investigações se iniciaram após o recebimento de uma denúncia da 56ª Promotoria, do Ministério Público do Amazonas (MPAM), que relatava que a idosa estava em situação de vulnerabilidade e que os filhos não permitiam que outros familiares prestassem a devida assistência.
A idosa é acamada e cadeirante, precisando de cuidados médicos. O filho, porém, impedia que profissionais da Casinha de Saúde prestassem assistência e também que a neta limpasse a casa onde a vítima morava ou lhe desse medicamentos. Além disso, ele dificultou o acesso ao banheiro, impedindo que a mãe tomasse banho de chuveiro.
A filha confessou que não dava assistência à mãe, alegando que trabalha muito e não tem tempo. Para Tuma, toda pessoa deve ter a consciência de que nossos pais idosos são responsabilidade dos filhos, que devem cuidar deles.
Os irmãos responderão por deixar de prestar assistência à pessoa idosa e expor a saúde da pessoa idosa a perigo e estão à disposição da Justiça.
*Fonte: Acrítica