25.3 C
Manaus
26/02/2025
Portal Castello Connection
Esportes

Atletas amazonenses de Wrestling disputam a Gymnasiade, a partir de hoje (28), no Bahrein

A delegação do Amazonas é a maior da modalidade na competição, com nove atletas, e conta, inclusive, com representantes do município de Benjamin Constant.

Foto: Divulgação

O Wrestling amazonense está na torcida pelos nove atletas que foram lutar por uma medalha na Gymnasiade, que em 2024 está sendo realizada no Bahrein. O Wrestling terá disputas nos dias 28, 29 e 30, e em todos esses dias haverá representantes do Amazonas. A modalidade foi a única a classificar atletas do Estados para os Jogos.

No total, a competição reúne cerca de 5 mil atletas-estudantes, representantes de 70 países. O Brasil levou 371 atletas, a segunda maior delegação, atrás somente da delegação do Bahrain, com 596 participantes.

Com 9 atletas, a equipe de Wrestling do Amazonas é a maior da Seleção brasileira e, por isso, dois técnicos do Estado foram convocados para acompanhar a equipe, Waldeci Silva e Wendel Barbosa. Dentre os lutadores que foram ao Bahrein, três são do município de Benjamin Constant, Francisco Willison, Raniel Veloso e Ágatha Maciel. Todos obtiveram suas classificações nos Jogos Escolares Brasileiros sub-14, realizados em Recife – PE.

Jogos de alto nível

Para o técnico da equipe, Waldeci, será uma competição de altíssimo nível: “o nível está muito alto. Países que são tradicionais no Wrestling mundial, e que não costumavam vir para essa competição, como Irã, Azerbaijão, Cazaquistão, agora já estão confirmados, além dos Estados Unidos e de atletas russos, representando Bahrein”.

Mas os adversários de peso não serão problema, segundo Waldeci, porque a equipe do Amazonas está preparada e confiante: “estamos confiantes que iremos trazer bons resultados. Estamos com uma base forte e essa base está se renovando, tanto os que estão aqui quanto os que não se classificaram, e eu tenho certeza de que o Amazonas e o Brasil estão bem representados; acreditamos que esse resultado vai vir e vamos seguir fomentando nossa base”, ressalta ele.

A agenda dos amazonenses é a seguinte: no dia 28, no Estilo Livre, lutarão Francisco Willison (45kg), Raniel Veloso (48kg), Maik Ibson (55kg) e Vitor Braga (65kg); no dia 29, serão as lutas femininas, de Jennifer Queiroz (40kg), Jennifer dos Santos (43kg), Avril Karoline (57kg), Jhully Menezes  (61kg) e Ágatha Maciel (69kg); e no dia 30, lutará Raniel Velozo (45kg) novamente, mas na luta Greco-romana.

Para completar, Waldeci fez seus agradecimentos aos que colaboraram para que a equipe chegasse à Gymnasiade: “agradeço ao treinador Wendell, que está nos ajudando, à Federação amazonense de Desporto Escolar (FADE), à Secretária de Educação e Desporto Escolar (SEDUC), à Federação amazonense de Luta Livre Esportiva, Wrestling,Grego Romana e Grappling (FALLE), a todos que contribuem com o esporte, e à minha esposa, Girlândia Batista, porque ela tem toda paciência do mundo comigo, para a gente estar trabalhando; é minha parceira, meu braço direito”.

Sobre a Gymnasiade

Os Jogos de Esportes Escolares são realizados a cada dois anos sob a supervisão da Federação Internacional de Esportes Escolares (ISF). Desde 1990, foram organizadas 10 edições, a primeira na Bélgica e a mais recente na França em 2022. O Reino do Bahrein sedia a 11ª edição em 2024, entre 23 a 31 de outubro de 2024.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Copa Verde: Amazonas FC inicia venda de ingressos para duelo decisivo

Redação

Seleção Brasileira será convocada em 7 de março para 2 jogos das Eliminatórias

Redação

José Aldo enfrenta Aiemann Zahabi no UFC 315

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais