25.3 C
Manaus
24/06/2025
Portal Castello Connection
CidadeDestaques

Fim da seca: banho na praia da Ponta Negra é liberado até às 17h

A medição de 17,38 metros do Rio Nefro nesta quinta-feira foi peça fundamental para que a prefeitura liberasse o banho no complexo turístico.

Foto: Jeiza Russo

A praia da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, foi liberada para banhistas nesta quinta-feira (26) pela Prefeitura. De acordo com o prefeito David Almeida, o banho no local está liberado somente até às 17h. A liberação foi motivada pela subida do nível do Rio Negro e está de acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre o executivo municipal e o Ministério Público do Amazonas.

A medição de 17,38 metros do Rio Nefro nesta quinta-feira foi peça fundamental para que a prefeitura liberasse o banho no complexo turístico. O monitoramento da praia e de suas condições o uso por banhistas é realizado pelo município, mais intensamente, nos últimos 15 dias, com solicitação de laudo e relatório do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), sobre as condições de balneabilidade, e do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CB-AM).

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) explicou que o acesso ao rio estava proibido desde setembro deste ano, quando o nível da água ficou abaixo de 16 metros. Em 2013, a prefeitura assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), junto ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM). O TAC resultou na adoção de normas de uso da praia e prevê a interrupção do banho quando abaixo da cota prevista e acima citada.

“Nós temos o TAC assinado, fechamos a praia com 16 metros e estamos reabrindo com 17,38 dando condição de segurança para a cidade de Manaus, lembrado que o período para o banho é até 17h; que os frequentadores possam se divertir, mas não se exceder nas bebidas alcoólicas e adentrar ao rio porque isso se torna perigoso”, disse Almeida.

A preocupação da prefeitura é justificada pelo risco de afogamentos quando se desrespeita tanto o horário de acesso à água quanto a delimitação da área para banho; como a praia hoje artificial há (especialmente no período de estiagem) proximidade entre o fim do aterro perene e o leito natural do rio Negro, que pode apresentar alterações no terreno, como buracos, desníveis, depressões e, até mesmo, o surgimento de banco de areias.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Prefeito David Almeida entrega novo complexo viário Rei Pelé na zona Leste de Manaus

Ingrid Galvão

Da Sapucaí ao Bumbódromo: Grande Rio manda apoio a Isabelle Nogueira no Festival de Parintins

Ingrid Galvão

VÍDEO: mulher tenta correr, mas é assaltada por criminosos em Manaus

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais