Portal Castello Connection
Política

Tarcísio critica governo Lula e diz que Brasil ‘está gastando o que não devia gastar’

Tarcísio de Freitas é um dos principais cotados para substituir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2026.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou a política fiscal do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, durante encontro com secretários municipais de saúde no Palácio dos Bandeirantes nesta quinta-feira, 23.

“O desafio fiscal é gigantesco. Estou prevendo um ano difícil. Brasil não está indo bem. Está gastando muito. Está gastando o que não devia gastar”, declarou. “Vai ter reflexo em termos de inflação. Vai ter reflexo em política de juros. E o que a gente vai ver? A economia vai desacelerar”, continuou o governador, justificando eventual queda de arrecadação. “Vocês vão sentir isso no fundo de participação do município, no Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), no ICMS.”

Tarcísio diz que sua agenda liberal e o seu Programa de Parcerias e Investimentos em São Paulo (PPI) constituem a solução encontrada pelo governo estadual de conter a crise prevista por ele. A saída para tal seria usar a arrecadação com as vendas de estatais como “poupança”. Em 2025, a previsão é de R$ 50 bilhões com os dez leilões que vão acontecer. “Por isso a gente fez privatização, por isso a gente cortou custeio, por isso a gente cortou 20% dos cargos, por isso a gente reviu benefícios tributários”, afirmou.

Ele complementou que o efeito de desaceleração está vindo antes do esperado e criticou políticos que prometem entregas durante as eleições para vencê-las e não cumprem por falta de caixa.

“Na campanha, o pessoal chegava para mim e falava candidato, você se compromete a fazer um hospital? e eu respondia não, não vou fazer, disse o governador de São Paulo. “Então, o pessoal dizia você foi sincero, vou votar em você mesmo não prometendo.”

Tarcísio de Freitas é um dos principais cotados para substituir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na eleição presidencial de 2026 e derrotar o petismo.

O Governador paulista já negou que concorrerá em mais de uma oportunidade e afirma que tentará a reeleição em São Paulo.

*Fonte: AM POST

Relacionados

Movimentos sociais cobram que TJ-AM reative Comissão de Conflitos Fundiários

Redação

Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com Hugo Motta

Redação

Lula autoriza repasse milionário ao Supremo para manutenção do Judiciário

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais