O vereador eleito em 2024, José Ricardo (PT) declarou na manhã desta quinta-feira (23) que considera a possibilidade de disputar as eleições em 2026 para o cargo de senador da República. As declarações ocorreram durante entrevista ao Portal AM POST, quando o parlamentar comentou a respeito do Partido dos Trabalhadores assumir candidaturas próprias em 2026 no estado do Amazonas.
Para Zé Ricardo, é prematuro realizar leituras a respeito do alinhamento entre o PT e figuras como os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MSB), personagens que hoje atuam em alinhamento ao governo Lula no governo federal. Vale ressaltar que em 2022, os dois caciques amazonenses apoiaram o petista.
“As alianças em cada estado vão acontecendo na medida que há uma construção com os partidos a nível nacional. Então, ainda não dá para dizer, olha, como vai ser em 2026, o partido vai estar com quem. De qualquer forma, eu defendo que o PT tenha nomes para fazer as disputas, inclusive majoritárias. Por que o PT não pode ter candidato ao Senado? Além de federal, estadual, temos também majoritárias. Por que não, governador? muita gente está defendendo que eu vá ser candidato ao Senado, para poder estar nessa disputa, já que são duas vagas. Nós vamos fazer ainda uma discussão disso mais adiante. Mas o meu nome já foi lembrado e defendido para alguns segmentos, para o Senado, e a gente vai lutar para termos, na eleição de 2026, um resultado melhor em termos eleitorais aqui no Amazonas. Seja por Lula na capital, PT, seja para ampliar nossa bancada. Eleger federal, ampliar estadual e, por que não, eleger senador também. “, inicia o vereador.
Quando questionado sobre a possibilidade de disputar o senado à convite do presidente Lula, Zé Ricardo, foi enfático que não descartaria de nenhuma maneira disputar o pleito. O vereador deu ainda o exemplo da candidatura do ex-candidato a prefeito de Manaus, Marcelo Ramos (PT), que antes era do PSD de Omar e se filiou ao PT à convite de Lula para disputar as eleições para prefeito de Manaus.
“Tendo o convite do Lula. Você viu o Marcelo Ramos, ele estava no PSD e foi convidado pelo Lula, ele entrou no PT e foi o nosso candidato a prefeito. Nós tivemos o melhor candidato para a cidade de Manaus na última eleição. Infelizmente, ainda a influência diversa, em segmentos, levaram o eleitorado para uma outra proposta, mas o Marcelo Ramos, um pessoal altamente preparado, com conhecimento legislativo, executivo da cidade, do nosso Estado, uma pessoa mais preparada e certamente vai ser candidato também em 2026. Então, o Lula fez o convite e ele aceitou. Se o Lula faz um convite, a gente aceita, claro, porque é muito importante, estamos em sintonia com o projeto de país e o Amazonas é parte do Brasil. Então, nós temos que estar sempre muito forte, ligado quando você tem um governo que olha a nossa região com esse carinho como o Lula tem, são também as estratégias políticas para a gente poder ter gente que cuide disso”, declarou.
*Fonte: AM POST