Mesmo sem a ativação dos semáforos no cruzamento da avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho e rua Belo Horizonte, na Zona Centro-Sul de Manaus, condutores de veículos e especialistas na área de trânsito afirmam que a intervenção beneficiará quem trafega pela região, além de contribuir mais com a segurança viária.
Para o mototaxista Márcio dos Santos, a mudança é necessária, pois o local apresenta dificuldades para os motoristas. “A demora é grande e aqui as pessoas não tem educação, então, vai ajudar muito no trânsito”, disse Santos.
De acordo com o recepcionista Wilson Marques, que trabalha em um hotel na rua Belo Horizonte, e trafega diariamente na via, o trânsito é caótico de segunda a sexta-feira. “Talvez melhore com a implantação desses semáforos e com o costume dos motoristas, mas por enquanto aqui é só o caos”, afirma.
O mototaxista Bruno Costa, que veio de São Paulo, e está trabalhando há três dias na capital amazonense comenta que a instalação do semáforo é de grande ajuda para os condutores. “Apesar do pouco tempo já conheço aqui essa rua e avenida, e posso afirmar que o trânsito é complicado. Creio que os semáforos ajudarão muito os motoristas que dirigem aqui por essas ruas”, contou Costa.
Semáforos necessários
Segundo o especialista em engenharia, gestão e direito de trânsito, Wendell Menezes, a instalação dos semáforos no cruzamento da Umberto Calderaro Filho e Belo Horizonte se faz necessária em virtude do grande fluxo de veículos das vias.
Funcionamento
No domingo (23), os semáforos serão ativados no cruzamento da avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho com a avenida Belo Horizonte, um ponto que há anos apresentava dificuldades para motoristas e pedestres.
A partir de segunda-feira (24), o semáforo estará funcionando plenamente. A principal mudança será no tempo semafórico, que priorizará o fluxo na avenida Umberto Calderaro Filho, enquanto a retenção ficará na Belo Horizonte, garantindo um cruzamento mais seguro para motoristas e pedestres.