Deputados de oposição da Sérvia lançaram bombas de fumaça e acenderam sinalizadores dentro do parlamento do país, gerando tumulto e confronto entre parlamentares. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram uma densa fumaça preta e rosa se espalhando pelo interior da Assembleia Nacional.
A confusão resultou em bate-boca entre os políticos, e, de acordo com a agência Associated Press, uma parlamentar ficou ferida e precisou ser retirada do local por socorristas.
Enquanto o caos tomava conta do parlamento, manifestantes marchavam do lado de fora do prédio, segurando cartazes e protestando contra a corrupção no governo. Um manifestante disse à agência Reuters: “O mundo inteiro precisa ver que temos um problema. O que está acontecendo na Sérvia não é normal. Todos os jovens estão em bloqueios, muitas escolas secundárias. Cabe a essa geração dar o alarme, e cabe aos mais velhos resolver essa situação”.
O protesto ocorre meses depois do colapso de um galpão de concreto na estação de trem de Novi Sad, que matou 15 pessoas e feriu outras duas. A tragédia gerou revolta entre a população, que acusa o governo de negligência e falta de ação para prevenir o desastre.
Prisões e Renúncia de Ex-Ministro
Em resposta à pressão popular, promotores anunciaram a detenção de 11 pessoas, incluindo o ex-ministro da Construção, Goran Vesic. O ex-ministro renunciou ao cargo dias após a tragédia, em meio à crescente indignação pública.
*Fonte: AM POST