Portal Castello Connection
Cidade

“Me chamou de bandido”, diz adolescente autista agredido em Manaus

O adolescente de 14 anos prestou depoimento nesta quinta-feira (20), e deu detalhes sobre a agressão sofrida.

Foto: Reprodução

O delegado Luís Fernando Alves Damasceno, do 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP) ouviu nesta quinta-feira, (20), o adolescente autista agredido por um motorista no bairro Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus, onde mora com sua avó que também esteve na delegacia para prestar depoimento.

O garoto de 14 anos que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), acompanhando de seu advogado Vilson Benayon, contou ao delegado que por volta das 11h da manhã de quarta, (19), saiu da escola e um amigo veio conversar com ele, então, com sede os dois andaram em direção a uma loja de materiais de construção para beber água, quando se aproximaram dois garotos que o autista não conhecia.

“Um deles disse ‘bora ali chutar o portão’, eu disse: ‘Vou nada’, então me distraí e ouvi um barulho, vi os três correndo, então também corri, mas o homem me pegou, só depois soube que era o dono da casa. Ele me pegou pelo pescoço, tentou me levar para dentro da casa dele, me enforcou, deu soco no meu rosto, uma paulada na minha cintura e perguntou se os meninos da boca tinham mandado eu chutar o portão”, contou o adolescente.

O autista disse que sim, mas só afirmou porque na hora das agressões ficou com medo do motorista. “Ele me chamou de bandido da boca”, disse a vítima. As agressões cometidas por Aldon Pinto de Oliveira, de 49 anos, que segue em liberdade só pararam quando vizinhos disseram que o adolescente era autista.

Emboscada

A avó do garoto também esteve na delegacia nesta quinta, (20). Ela contou ao delegado do 18º DIP que um homem bateu no portão dela perguntado pelo neto, então ela saiu e viu a confusão na rua.

“A mulher dona da casa onde chutaram o portão, perguntou se ele era meu filho e se minha casa tinha câmeras porque ele ‘havia’ chutado o portão dela e queria imagens para comprovar, eu disse que não tinha”, relatou.

Então, de acordo com a avó do autista, uma senhora contou a ela que o neto havia sido agredido pelo dono da casa.

“Meu portão estava aberto, o agressor do meu neto entrou na minha casa chorando pedindo desculpas pelo ocorrido devido ao ‘instinto militar dele’ e que ele fez uma emboscada, porque há três dias crianças batiam no portão da casa dele, foi quando eu disse que faria um Boletim de Ocorrência na delegacia”, contou a avó ao delegado.

O que é o autismo?

O autismo, conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma alteração no desenvolvimento neurológico, que se inicia na infância, e é caracterizado por dificuldades de comunicação e padrões de comportamentos, interesses e atividades que tendem a ser restritos e repetitivos.

Autistas tendem a manter pouco contato visual ao conversar e ter dificuldade para interagir ou compreender gestos.

*Fonte: D24am

Relacionados

Prefeito de Manaus garante Auxílio-Aluguel e inclusão em programas habitacionais as famílias afetadas pelas chuvas

Redação

Manauaras reagem nas redes de Sidney Magal após chuvas: “Sem Show”

Redação

Ex-militar confessa que planejou emboscada para agredir adolescente autista com socos e pauladas

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais