Portal Castello Connection
Política

CMM aprova PL que garante aos Advogados acesso livre, sem necessidade de agendamento, em Repartições Públicas

A medida esclarece que o acesso é livre quando seus clientes estiverem nesses locais.

Foto: Divulgação/CMM

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, na tarde de segunda-feira (24), o Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Gilmar Nascimento (Avante), que cria a Política Municipal de Garantia das Prerrogativas do Advogado no Município de Manaus.

Entre as medidas previstas, destaca-se o acesso sem agendamento prévio às repartições públicas, desde que os advogados estejam representando seus clientes.

“Fica vedada a obrigatoriedade de agendamento prévio para atendimento de advogados que estiverem representando os interesses de seus clientes nas repartições públicas, agências bancárias e assemelhadas, concessionárias e permissionárias de serviços públicos municipais”, estabelece uma das normas do PL.
O Projeto de Lei tem como principais objetivos promover a conscientização e o respeito às prerrogativas dos advogados, estabelecendo diretrizes para sua proteção no município de Manaus. Além disso, busca implementar medidas para prevenir e combater violações dessas prerrogativas, garantindo o livre acesso dos advogados a locais essenciais para o exercício da profissão.

Também incentiva a criação de comissões de defesa nos órgãos públicos municipais e nas entidades da sociedade civil, fortalecendo a atuação da advocacia e assegurando o pleno exercício do direito de defesa.

Na justificativa, o vereador destacou a importância da representação jurídica e da garantia do exercício profissional. “Os advogados desempenham um papel fundamental na defesa dos direitos individuais e coletivos, atuando como intermediários entre o cidadão e o sistema judiciário.”

Quanto ao acesso livre e desimpedido, o parlamentar afirmou que é necessário assegurar o ingresso dos advogados em quaisquer locais onde sua atuação seja exigida, como salas de audiência, repartições públicas e demais espaços essenciais para o exercício da profissão.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Dias Toffoli antecipa voto e STF tem maioria para condenar Zambelli

Redação

TRE cassa mandato de Vereadora de Itacoatiara por ser cunhada do Prefeito

Redação

STF pode tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais