O Deputado Federal Amom Mandel (Cidadania) denunciou que foi alvo de ataques na Câmara dos Deputados devido ser portador do transtorno do espectro autista (TEA). A denúncia ocorreu na quarta-feira (2), em sessão solene da Câmara em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Amom é o primeiro deputado com diagnóstico de autismo. Segundo parlamentar, os ataques vieram de uma convidada da Deputada Federal Bia Kicis (PL-DF) e iniciaram quando ele assumiu a presidência dos trabalhos.
“Eu gostaria, antes de continuar aqui a condução dessa sessão, de fazer um esclarecimento aqui. Eu acabei de ser atacado por uma convidada. E, convidada de uma deputada que infelizmente convidou a moça, mas não se deu ao trabalho de vir aqui até agora. Uma senhora que veio aqui, proferiu certas palavras e depois meteu o pé. É lamentável que, justamente no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, nós temos o primeiro deputado autista na história da Câmara dos Deputados a ter um diagnóstico publicizado, sendo atacado dessa forma”.
No plenário, Mandel revelou que o ataque de quarta-feira não foi o primeiro. O parlamentar também apontou que um projeto de benefício de prestação continuada a autistas pode ser a origem dos ataques.
“Esse projeto de lei limitaria a concessão de benefícios de prestação continuada para pessoas com autismo. Aos quarenta e cinco do segundo tempo, graças a uma articulação minha, e quem quiser pode pegar o relatório do deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), que mudou cerca de dez minutos antes da votação”.
*Fonte: D24am