O conselheiro da facção criminosa Comando Vermelho, e homem de confiança do criminoso Gelson Carnaúba, Francinaldo dos Santos da Silva,, o “Cinta Larga”, 47, está sendo transferido para um Presídio Federal de Segurança Máxima nesta sexta-feira (4).
Está é a terceira vez que o faccionado fica preso em Unidade Federal, desta vez, de acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), a motivação é por questões de segurança do sistema.
A assessoria não respondeu se Cinta Larga estava causando tumulto na unidade onde estava preso desde agosto do ano passado quando foi recapturado em cumprimento a uma ordem de recolhimento da juíza Sabrina Cumba Ferreira.
A motivação para a juíza mandar recolhê-lo ao regime fechado foi pelo fato de ele ter quebrado a tornozeleira eletrônica, já que era monitorado pelo sistema prisional.
Nesta manhã, o criminoso, sob forte esquema de segurança passou pelo Instituto Médico Legal (IML) onde passou por exame de corpo de delito, um dos pré-requisitos para ser transferido.
Considerado um criminoso de alta periculosidade, “Cinta Larga” já cumpriu pena duas vezes em presídio federal e foi um dos presos da operação Lá Muralla da Polícia Federal em 2015.
Ele iniciou no mundo do crime, como integrante da facção criminosa o Família do Norte (FDN), participou de rebeliões e chacinas nas unidades prisionais do Amazonas. Atualmente é um dos conselheiros do (CV) e o homem de confiança do traficante Gerson Carnaúba, preso em presídio Federal.
*Fonte: Acrítica