30.3 C
Manaus
08/04/2025
Portal Castello Connection
Saúde

Campanha contra influenza no Norte será no segundo semestre de 2025

A estratégia de imunização contra a influenza nos municípios do Norte segue calendário diferenciado das demais regiões do país.

Foto: Divulgação / Semsa

A campanha de vacinação contra a influenza de 2025 está prevista para iniciar no próximo semestre, em Manaus e demais cidades da região Norte. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que coordena a estratégia no município, prosseguirá com a campanha de 2024, com a oferta da vacina para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade, em mais de 160 pontos de imunização distribuídos em todas as zonas geográficas da capital.

A estratégia de imunização contra a influenza nos municípios do Norte segue calendário diferenciado das demais regiões do país, ocorrendo no segundo semestre do ano. Em 2024, ela pontua, a campanha começou no dia 2 de setembro, sendo depois prorrogada até o final de julho deste ano, com a ampliação da oferta da vacina para todos os públicos, de crianças a partir de 6 meses até idosos.

A vacina é gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e segue disponível nas unidades da Semsa até o dia 31 de julho ou até o fim dos estoques. “Para receber a vacina, basta ir a uma das mais de 160 salas da rede municipal, munido de documento oficial de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS, e o cartão de vacina, se tiver”, orienta.

Manaus contabiliza  566.528 doses aplicadas desde o início da campanha atual. A cobertura vacinal é de 60,65% da população-alvo, estimada em 709.530 pessoas dos grupos prioritários, dentre crianças, gestantes, puérperas, indígenas e idosos. Os dados são do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde, atualizados até o dia 6 de abril.

Além das populações prioritárias, integram o público-alvo da campanha trabalhadores da saúde; professores dos ensinos básico e superior; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; quilombolas; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo; trabalhadores portuários; caminhoneiros; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos, em cumprimento de medidas socioeducativas.

Os usuários podem consultar os endereços e horários de atendimento das salas no endereço.

*Fonte: D24am

Relacionados

TJAM inicia atividades da ‘1.ª Semana Nacional de Saúde’ em Manaus

Redação

Mortalidade por vírus respiratórios persiste no AM, mesmo com baixa nos registros

Redação

Amazonas tem primeira morte por dengue em 2025, segundo a FVS-RCP

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais