32.3 C
Manaus
09/04/2025
Portal Castello Connection
Polícia

Crimes de ódio: homem é preso por invadir sinagoga, racismo e por simular criança em cena íntima

Ele estava sendo monitorado pela Polícia do Amazonas a pedido da Embaixada dos Estados Unidos. O suspeito foi expulso da casa dos pais por assassinar os animais domésticos.

Foto: Reprodução

O técnico da área de informação aposentado da universidade do Amazonas (UEA) André Elias Almeida Soares, de anos 39 anos,  foi preso na manhã desta quarta-feira (9) pelos crimes de racismo, discriminação religiosa e simulação de criança em cena de sexo explícito.

Conforme o delegado do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Marcelo Martins, a prisão ocorreu 48 horas após André Elias ter invadido uma sinagoga, em Manaus, na segunda-feira (07/04), ocasião em que pregou textos alusivos à suástica nazista, em um contexto de crime de ódio.

De acordo com o delegado, André Elias foi preso mediante cumprimento de mandado de prisão preventiva. Ele foi preso no local onde morava sozinho, um flutuante às margem do lago do Tarumã, equipado com placa solar, Zona Oeste.  No local, foram apreendidos computadores e celulares.

As investigações  que resultaram na prisão do suspeito iniciaram logo após  o registro  da ocorrência.  Nos documentos deixados pelo infrator na sinagoga, foram encontrados links para acessar arquivos com fotos de montagens simulando atos sexuais com crianças, além de vídeos contendo ameaças de ódio.

“Não foi difícil chegarmos a ele. Assim que iniciamos, as apurações indicaram que André Elias já vinha realizando uma escalada de ações violentas, não apenas contra a comunidade judaica do Amazonas, mas também em diversos outros locais. Inclusive ele já estava sendo monitorado pela polícia do Amazonas a pedido da Embaixada dos Estados Unidos, por considerá-lo de alta periculosidade” destacou.

Ao ser questionado pelo delegado sobre o ocorrido na sinagoga, André Elias disse que era apenas uma encenação teatral e que ele não havia ferido ninguém.

“As investigações mostraram que existem na polícia uma série de denúncias contra ele. ameaçar matar, explodir bombas e já chegou a ser flagrado dentro da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) com uma arma de fogo”, contou Martins.

De acordo com delegado, Andre Elias é bem intelectualizado,  se expressa muito bem, estudou na fundação Nokia, é formado em computação pela UFAM e era funcionário concursado da UEA.

As investigações mostraram que ele tem um comportamento complicado. Na delegacia, seus pais disseram ao delegado que André Elias não mora com eles por ser violento com eles e matar os animais domésticos da casa.

André Elias será apresentado na audiência de Custódia e ficará à disposição da Justiça.

Com o mesmo, até o momento, não foi encontrado armas e nem material explosivo. Conforme o delegado as investigações continuam.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Cantor de forró acusado de espancar brutalmente a namorada está preso, em Manaus

Redação

Cantor de forró é investigado por agredir namorada e segue foragido, em Manaus

Redação

Advogada diz que cantor já agrediu ao menos outras 3 mulheres, em Manaus

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais