32.3 C
Manaus
09/04/2025
Portal Castello Connection
Política

CMM aprova requerimento que pede esclarecimento sobre “radar mexicano”

A base do prefeito David Almeida afirmou que o equipamento ainda não foi adquirido e que está apenas em fase de análise.

Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, na manhã desta quarta-feira (9), um requerimento de autoria do vereador Rodrigo Guedes (PP), que pede esclarecimentos sobre a aquisição de um radar meteorológico, nomeado nas discussões como “radar mexicano”.

O autor do requerimento, Rodrigo Guedes, disse que o principal motivo do pedido é obter informações sobre esse radar e conseguir uma cópia do processo administrativo de aquisição.

“Eu peço que votem favoravelmente, porque a população da nossa cidade quer saber. Foi dito pelo prefeito, um dia depois da enchente muito forte, que esse sistema custaria R$40 milhões”, disse.

Guedes ressaltou, em seu discurso, que o requerimento busca saber se houve gastos, valores gastos, e qual é a empresa beneficiada. Além disso, questiona quais são os argumentos da prefeitura para não utilizar os equipamentos e o sistema de monitoramento já existentes.

“Queremos saber como foi adquirido, com quem foi adquirido, a cópia do processo administrativo e qual a empresa. Só isso.”

A base do prefeito David Almeida afirmou que o equipamento não foi adquirido e que ainda está em fase de análise. O líder do prefeito, Eduardo Alfaia (Avante), encaminhou a base para votar favoravelmente, a fim de prestar esclarecimentos.

“Essa contratação ainda não ocorreu. Está acontecendo aí uma grande confusão, ou uma tentativa de criar algum embaraço na opinião pública. É um radar que é extremamente caro, mas uma vida não tem preço. Não dá para mensurar valores e preços quando se trata de vidas”, disse Alfaia.

O líder do prefeito ressaltou que as informações ainda não existem, já que a prefeitura não fez a aquisição, mas que está instalando estações meteorológicas “abandonadas” pela gestão do ex-prefeito Arthur Neto.

“Temos esse equipamento que ficou da gestão do ex-prefeito Arthur Neto, da qual ele (Guedes) foi aliado político, foi apadrinhado, foi o pupilo. Essas estações meteorológicas não têm problemas com a gestão atual, mas o que há é da gestão da qual ele fez parte, porque, lamentavelmente, essas estações meteorológicas chegaram à cidade de Manaus somente em 2022, totalmente dissociadas de informações técnicas. Houve todo um trabalho com o meteorologista atual e com a empresa que forneceu, pois não houve nenhum inventário nem repasse de informações da gestão da qual ele fez parte para a atual.”

O vereador Gilmar Nascimento (Avante) criticou o requerimento, pois, segundo ele, Guedes queria saber informações muito além do que foi definido no documento, mas solicitava a inclusão de esclarecimentos sobre o abandono dos equipamentos na gestão passada.

“O vereador trouxe uma situação de equipamentos que estão sendo instalados, mas que eram da gestão passada. Aproveito para pedir que, nesse requerimento, seja verificado o custo desses equipamentos na gestão passada, por que demorou e o que aconteceu. Mas o objeto que está no requerimento está equivocado, porque o vereador colocou um pedido e, aqui, ele pede vários relatórios que não existem.”

A propositura foi aprovada com apoio da base do prefeito e seguirá para as áreas técnicas que esclareceram os pedidos.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Deputados rejeitam projeto de Débora Menezes contra aborto de mulheres estupradas no Amazonas

Redação

Débora Menezes propõe que pessoas trans não tenham direito a cotas no AM

Redação

Aldenor Lima acusa vereador Rodrigo Guedes de espalhar Fake News sobre o filho

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais