A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, na manhã desta quarta-feira (9), um requerimento de autoria do vereador Rodrigo Guedes (PP), que pede esclarecimentos sobre a aquisição de um radar meteorológico, nomeado nas discussões como “radar mexicano”.
O autor do requerimento, Rodrigo Guedes, disse que o principal motivo do pedido é obter informações sobre esse radar e conseguir uma cópia do processo administrativo de aquisição.
Guedes ressaltou, em seu discurso, que o requerimento busca saber se houve gastos, valores gastos, e qual é a empresa beneficiada. Além disso, questiona quais são os argumentos da prefeitura para não utilizar os equipamentos e o sistema de monitoramento já existentes.
“Queremos saber como foi adquirido, com quem foi adquirido, a cópia do processo administrativo e qual a empresa. Só isso.”
A base do prefeito David Almeida afirmou que o equipamento não foi adquirido e que ainda está em fase de análise. O líder do prefeito, Eduardo Alfaia (Avante), encaminhou a base para votar favoravelmente, a fim de prestar esclarecimentos.
“Essa contratação ainda não ocorreu. Está acontecendo aí uma grande confusão, ou uma tentativa de criar algum embaraço na opinião pública. É um radar que é extremamente caro, mas uma vida não tem preço. Não dá para mensurar valores e preços quando se trata de vidas”, disse Alfaia.
O líder do prefeito ressaltou que as informações ainda não existem, já que a prefeitura não fez a aquisição, mas que está instalando estações meteorológicas “abandonadas” pela gestão do ex-prefeito Arthur Neto.
O vereador Gilmar Nascimento (Avante) criticou o requerimento, pois, segundo ele, Guedes queria saber informações muito além do que foi definido no documento, mas solicitava a inclusão de esclarecimentos sobre o abandono dos equipamentos na gestão passada.
A propositura foi aprovada com apoio da base do prefeito e seguirá para as áreas técnicas que esclareceram os pedidos.
*Fonte: Acrítica