Portal Castello Connection
Cultura

Garantido lota Sambódromo de Manaus no 1º Curral e celebra sucesso do álbum 2025

Lançamento do álbum “Boi do Povo, Boi do Povão” levou cerca de 8 mil pessoas ao sambódromo e reforçou o clima de festival às vésperas do 58º Festival de Parintins.

Foto: Divulgação

O primeiro Curral do Boi Garantido de 2025 reuniu milhares de torcedores no sambódromo de Manaus, na noite de sábado (12), em uma prévia do que promete ser a temporada mais popular dos últimos anos. O evento marcou o lançamento oficial do álbum “Boi do Povo, Boi do Povão”, com apresentação dos itens oficiais em um espetáculo que celebrou as raízes culturais do boi-bumbá.

Promovido pelo Movimento Amigos do Garantido (MAG), a festa teve saudação ancestral com o cacique Paulo Tucano e uma abertura cênica que uniu ribeirinhos e indígenas — inspiração para muitas das toadas deste ano.

Segundo a presidente do MAG, Cláudia Santos, a recepção do público confirma o sucesso do novo repertório. “Só temos a agradecer e pedir bênçãos para esta temporada. E no próximo sábado teremos a Noite da Batucada. Toda a Nação Vermelha e Branca está convidada”, disse.

As toadas ganharam vida com as vozes principais de David Assayag e Márcia Siqueira, acompanhadas da Batucada. O apresentador Israel Paulain conduziu a tradicional contagem regressiva para a primeira toada da noite, “Garantido é Pressão”. Em seguida, o boi Garantido entrou em cena sobre uma minialegoria, conduzido com maestria pelo tripa Batista Silva.

O amo João Paulo Faria provocou o boi contrário em versos que empolgaram o público. Isabelle Nogueira, cunhã-poranga, teve recepção apoteótica ao surgir erguida por uma estrutura metálica. Márcia Siqueira voltou a emocionar com “Artesãs Indígenas”, uma das toadas mais entoadas da noite.

Adriano Paketá entrou em cena carregado por dançarinos, embalado por “Xamã Bahsese”, em um momento de exaltação à ancestralidade indígena. Jéveny Mendonça, estreante, apresentou o estandarte com o tema bordado de 2025. Lívia Christina, rainha do folclore, brilhou ao som de “Povo Negro da Amazônia”. A sinhazinha da fazenda foi representada por Jader Batista, substituindo Valentina Coimbra.

O encerramento ficou por conta de Israel Paulain, que destacou a energia do público:

“Estou além da exaustão. Esse pirão de gente foi fantástico, foi energizante, foi pressão! Fizemos um grande lançamento em Parintins e aqui consolidamos. A galera abraçou nosso álbum”, afirmou.

A programação se estendeu até as 3h, com participações especiais de Leonardo Castelo, Luciano Araújo, Márcia Novo, Carlinhos do Boi e Felipe Júnior.

Calendário

O 2º Curral do Boi Garantido acontece no próximo sábado, 19 de abril, no sambódromo de Manaus. A festa começa às 21h e terá como tema central a Batucada — um dos maiores símbolos do Boi Garantido.

*Fonte: G1 Amazonas

Relacionados

’Parintins Churras Festival’ deve agitar ilha tupinambarana

Redação

Festival Amazonas de Ópera retorna aos palcos de Manaus a partir de 15 de abril

Redação

Novo tripa, Edson Azevedo, estreia no Bar do Boi Caprichoso 2025

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais