33.3 C
Manaus
17/04/2025
Portal Castello Connection
Política

Lula autoriza repasse milionário ao Supremo para manutenção do Judiciário

A liberação dos recursos foi formalizada por meio de uma medida provisória publicada no Diário Oficial da União.

Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (17), o governo federal liberou um crédito extraordinário de R$ 27,4 milhões destinado ao Supremo Tribunal Federal (STF). A liberação dos recursos foi formalizada por meio de uma medida provisória publicada no Diário Oficial da União, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

Segundo o texto da medida, o valor tem como objetivo cobrir despesas operacionais e administrativas do STF, com ênfase na apreciação e julgamento de causas em andamento na Corte. Por se tratar de um crédito extraordinário, os recursos não estavam previstos na lei orçamentária anual, e são concedidos em caráter excepcional, geralmente para atender a demandas urgentes ou inadiáveis.

A medida chama atenção por ocorrer em um momento de debates sobre os gastos públicos e o equilíbrio fiscal. O repasse ao STF será usado, conforme detalhado, para garantir a continuidade das atividades jurisdicionais, manutenção da estrutura e funcionamento da mais alta instância do Poder Judiciário brasileiro.

Embora o governo não tenha detalhado quais processos ou áreas serão diretamente beneficiadas com o montante, fontes próximas ao Executivo indicam que o reforço orçamentário atende a solicitações anteriores feitas pelo Judiciário, com o argumento de que há aumento no volume de ações e na complexidade dos casos analisados pela Corte.

Agora, a medida provisória segue para apreciação do Congresso Nacional, onde deputados e senadores poderão aprovar, rejeitar ou propor alterações no texto.

*Fonte: AM POST

Relacionados

TCE-AM aceita denúncias contra prefeito de São Sebastião de Uatumã por gastos com show do Pablo do Arrocha

Redação

Secretário de Presidente Figueiredo é exonerado após vídeo de suposto furto em loja viralizar

Redação

TCE-AM aceita denúncias contra Prefeita de Manacapuru

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais