29.3 C
Manaus
23/04/2025
Portal Castello Connection
Brasil

Justiça determina afastamento do Presidente do INSS

Alessandro Stefanutto é um dos alvos da Operação Sem Desconto.

Foto: Divulgação

A Justiça Federal determinou o afastamento do Presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, um dos alvos da Operação que a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram na manhã desta quarta-feira (23).

Batizada de Operação Sem Desconto, a ação mobilizou cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da CGU nas investigações sobre um suposto esquema de descontos criminosos em benefícios.

De acordo com a PF, investigadores já reuniram indícios que sugerem a existência de “um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões”.

O cálculo é que as entidades investigadas tenham descontado de aposentados e pensionistas cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

A Justiça Federal também determinou que outros cinco servidores públicos cujos nomes não foram divulgados sejam afastados de suas funções. Além disso, autorizou o cumprimento de 211 mandados judiciais de busca e apreensão, seis prisões temporárias, além do sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão;

Os mandados foram cumpridos no Distrito Federal e nos Estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

A reportagem ainda não conseguiu contato com o Presidente afastado Alessandro Stefanutto ou seus representantes legais. O espaço está aberto para inclusão de posicionamento do citado.

*Fonte: Agência Brasil

Relacionados

Saiba quem são os Cardeais Brasileiros aptos a eleger o novo Papa

Morre segunda vítima após comer ovo de Páscoa, no Maranhão

Redação

‘RG Animal’: Sistema de Cadastro Nacional para cães e gatos tem ‘instabilidades’ devido a volume de acessos

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais