28.3 C
Manaus
23/04/2025
Portal Castello Connection
Saúde

Rosemary Costa Pinto é homenageada com medalha que leva seu nome

Condecoração foi entregue durante Encontro Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil, em Manaus.

Foto: Divulgação

A contribuição à saúde do Amazonas da epidemiologista Rosemary Costa Pinto, que dá nome à Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), foi celebrada, de forma póstuma, nesta quarta-feira (23), com a entrega da medalha ‘Mérito de Proteção e Defesa Civil Dra. Rosemary Costa Pinto’.

A honraria foi concedida pela Defesa Civil do Amazonas, em solenidade realizada durante a abertura do Encontro do Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil, no Centro Cultural Povos da Amazônia, em Manaus.

A homenagem póstuma destaca o protagonismo de Rosemary na saúde pública do Amazonas, especialmente no enfrentamento da pandemia de covid-19. O evento contou com a participação virtual do governador do Estado, Wilson Lima, que também foi um dos homenageados, além de representantes de instituições de defesa civil.

Durante a solenidade, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, foi uma das agraciadas com a medalha. “É uma grande emoção saber que o legado de ‘Dra. Rose’, como era carinhosamente chamada por nós, tem se espalhado por diversos tipos de instituições. ‘Dra. Rose’ merece ser lembrada por tudo o que fez pela prevenção de doenças no Amazonas”, destacou Tatyana.

Em nome da família, as filhas de Dra. Rosemary participaram da cerimônia e expressaram gratidão pela homenagem. “Tudo o que ela representa permanece vivo, inspirando e fazendo a diferença”, disse Monica Barros. Já Camila Pinto, emocionada, ressaltou: “Ela permanece como uma fonte de inspiração e tenho muito orgulho pela mulher extraordinária que foi. Esta medalha é só mais uma forma de eternizar sua perene preocupação com o próximo”.

‘Dra. Rose’

Rosemary Costa Pinto foi uma referência nacional em vigilância em saúde. Em reconhecimento ao seu trabalho, a Fundação passou a adotar seu nome oficialmente desde 6 de julho de 2021. Conhecida como “Dra. Rose”, dedicou 25 anos de sua carreira ao controle de surtos e epidemias no Amazonas. Foi diretora-presidente da FVS-RCP entre 2019 e 2021, período em que liderou o combate à pandemia de covid-19 até poucos dias antes de 22 de janeiro de 2021, quando morreu, aos 61 anos, por complicações de covid-19.

Além desta recente homenagem, Rosemary já havia recebido a medalha da Ordem do Mérito do Governo do Amazonas e o Diploma de Honra ao Mérito do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), ambos em 2020, pelos relevantes serviços prestados ao povo amazonense durante a pandemia.

*Fonte: D24am

Relacionados

Mais de 650 mortes por Dengue são confirmadas no Brasil, aponta monitoramento

Amazonas registra 27 casos de Mpox

Redação

Entidades reagem a vetos de terapias hormonais para menores

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais