Portal Castello Connection
DestaquesSaúde

Diretor-presidente da FCecon apresenta Cepcolu em Congresso Nacional em SP

O congresso reúne profissionais de saúde, ativistas da causa câncer, pacientes e familiares, em São Paulo.

Foto: Oncoguia/Divulgação

O diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Gerson Mourão, participou, nesta quarta-feira (23/04), do 15º Fórum Nacional Oncoguia, em São Paulo (SP), onde apresentou o Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), inaugurado, em março, pelo Governador Wilson Lima.

O Congresso é Nacional, reunindo profissionais de saúde, ativistas da causa câncer, pacientes e familiares, para discutir os direitos dos pacientes oncológicos.

Inovação

Durante a palestra, Gerson Mourão destacou a inovação do Cepcolu como primeiro centro do país voltado somente para conização, uma pequena cirurgia que retira lesões pré-malignas do colo do útero, evitando a evolução para o câncer.

O diretor da FCecon também explicou porque o Cepcolu foi criado.

“O Amazonas infelizmente é o estado com a maior incidência de casos de câncer do colo do útero, assim como de mortes. O governador Wilson Lima teve muita sensibilidade ao entender essa problemática e autorizar a criação do centro, que é inédito no Brasil”, disse Mourão.

Gerson Mourão destacou que o Cepcolu, em sua plena capacidade de funcionamento, pode realizar até 3 mil conizações por ano, um avanço comparado ao número de conizações realizado pela FCecon, de 500 conizações por ano.

“Estaremos, de fato, interrompendo o avanço do câncer de colo uterino no nosso Estado, ao dar mais acesso às mulheres à conização, evitando gastos com cirurgias complexas, quimioterapia, radioterapia, hemodiálise e nefrostomias, procedimentos realizados em pacientes com câncer já avançado”, explicou.

Acompanhamento especializado

Com quatro consultórios ginecológicos e quatro salas cirúrgicas, as mulheres do interior e da capital do Amazonas contam com uma unidade especializada para prevenir o câncer do colo do útero.

Além das conizações, no Cepcolu as pacientes fazem acompanhamento a cada seis meses, por um período total de dois anos.

O Cepcolu é um hospital-dia, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e está localizado na rua Campos Sales, anexo à FCecon. A estrutura conta ainda com um anfiteatro para cursos e treinamentos.

*Com Informações da Assessoria.

Relacionados

Estoque de leite materno na Moura Tapajós despenca e bebês correm os risco de racionamento

Redação

Cerca de 30 mil Carteiras de Identidade aguardam retiradas dos donos no AM

Redação

Rosemary Costa Pinto é homenageada com medalha que leva seu nome

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais