Portal Castello Connection
Brasil

Policiais Civis de Santo André são presos por cobrar propina de funkeiros

Quatro policiais civis de Santo André, na Grande São Paulo, foram presos nesta sexta-feira (25/4) em uma operação conjunta da Polícia Federal (PF), Ministério Público e Corregedoria da Polícia Civil.

(Foto: Divulgação/PF)

Quatro policiais civis de Santo André, na Grande São Paulo, foram presos nesta sexta-feira (25/4) em uma operação conjunta da Polícia Federal (PF), Ministério Público e Corregedoria da Polícia Civil. Os agentes são suspeitos de extorquir funkeiros que promoviam rifas ilegais nas redes sociais, oferecendo proteção em troca de dinheiro para não investigarem os crimes.

A Operação Latus Actio 3 é um desdobramento de investigações iniciadas em 2021, quando um inquérito da PF começou a apurar a ligação de donos de produtoras de funk com membros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Na fase atual, os investigadores cumpriram cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Santo André, Mauá e São Paulo.

Durante a primeira fase da operação, em março de 2024, a PF apreendeu dois celulares de investigados. Em mensagens recuperadas dos aparelhos, foi descoberto que os policiais estavam extorquindo dinheiro de MCs, donos de produtoras e empresários, prometendo deixar de investigar a exploração ilegal de jogos de azar em troca de pagamento. A informação é do site Terra.

Com base nessas informações, a segunda fase da operação foi realizada em dezembro de 2024, resultando na prisão de um investigador do 6º DP de Santo André, afastamento de outro e buscas em cima de um delegado. Todos eles foram denunciados à Justiça e respondem por corrupção passiva.

O relatório final das fases 1 e 2 da operação indiciou 16 pessoas por crimes como lavagem de dinheiro, organização criminosa, exploração de loterias clandestinas e agiotagem.

Relacionados

Mãe pede justiça após morte dos filhos que comeram ovo de Páscoa envenenado

Redação

Bolsonaro apresenta “piora clínica” e pressão arterial elevada, diz boletim

Redação

Oficial de Justiça vai até hospital e intima Bolsonaro na UTI por processo no STF

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais