Termina às 23h59 desta sexta-feira (25/4) prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Enem 2025. O mesmo prazo também vale para quem precisa justificar ausência nas provas da edição de 2024, caso queira tentar nova isenção neste ano.
Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com login na plataforma Gov.br. A taxa de inscrição deste ano ainda não foi divulgada, mas em 2024 o valor foi de oitenta e cinco reais.
Tem direito à gratuidade quem estiver na terceira série do ensino médio em escola pública; quem concluiu o ensino médio em escola pública ou foi bolsista integral em escola privada; pessoas de baixa renda cadastradas no CadÚnico; e participantes do programa Pé-de-Meia.
Na última edição, mais de quatro milhões de pessoas fizeram o Enem e cerca de sessenta e três por cento tiveram isenção da taxa.
Justificativa é obrigatória para pedir nova isenção
Quem teve a taxa isenta em 2024, mas não compareceu aos dois dias de prova, precisa apresentar justificativa com documentos. Entre os motivos aceitos estão: problemas de saúde, acidentes, emergências familiares, mudança de cidade e outros previstos no edital.
A lista de documentos aceitos está disponível no Anexo I do edital do Inep.
O resultado dos pedidos de isenção será divulgado em doze de maio. Quem tiver o pedido negado poderá recorrer entre 12 e 16 de maio. O resultado final dos recursos sai em 22 de maio.
*Com informações Agência Brasil