O Vaticano anunciou que o conclave secreto para eleger o próximo líder da Igreja Católica será realizado a partir de 7 de maio. A data foi definida na Quinta Congregação Geral desta segunda-feira (28/4), na Sala do Sínodo. A votação ocorrerá na Capela Sistina, que estará fechada para visitantes durante os dias do conclave.
A eleição reunirá 135 cardeais, com menos de 80 anos e de diferentes países, entre eles sete cardeais brasileiros. O novo Papa será responsável por liderar a Igreja Católica, que conta com 1,4 bilhão de fiéis ao redor do mundo.
Em relação aos últimos conclaves, em 2005 e 2013, a eleição papal durou apenas dois dias. No entanto, o cardeal sueco Anders Arborelius indicou que o processo deste ano pode ser mais demorado devido ao número de cardeais nomeados pelo Papa Francisco, muitos dos quais nunca se encontraram antes.
A morte do Papa Francisco, ocorrida em 21 de abril, foi causada por um acidente vascular cerebral seguido de insuficiência cardíaca. O pontífice faleceu aos 88 anos, após um período de internação para tratar de pneumonia bilateral. As cerimônias fúnebres começarão nas próximas horas, de acordo com o Vaticano.
*Com informações de Vatican News.