Faltando mais de um ano para o início oficial da campanha eleitoral, a disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) já começa a esquentar. Uma pesquisa espontânea do instituto Direto ao Ponto, feita entre 12 e 19 de abril com 2.002 eleitores em Manaus e no interior, revelou os nomes mais lembrados até agora.
O levantamento aponta que o Sargento Salazar lidera com 0,9% das intenções de voto, seguido por Roberto Cidade (0,7%) e Carlinhos Bessa (0,6%). Outros nomes como Felipe Souza, Joana Darc, Delegado Péricles, Alessandra Campelo e Capitão Carpê também aparecem, mas ainda com baixa pontuação.
A expectativa é de que cerca de 600 candidatos disputem as 30 vagas que estarão em jogo — número ampliado com a redistribuição das cadeiras federais, que vai aumentar de 24 para 30 o total de parlamentares estaduais no Amazonas.
Apesar do cenário já em movimento, a pesquisa mostra que 84% dos eleitores ainda não sabem em quem votar, revelando um campo totalmente aberto e sujeito a mudanças até outubro de 2026.