Portal Castello Connection
Política

Último dia para regularizar título de eleitor e evitar cancelamento

Até agora, menos de 170 mil eleitores buscaram a Justiça Eleitoral para resolver a situação. Quem perder o prazo terá o título cancelado e enfrentará restrições

Foto: Antônio Augusto/Ascom/TSE

Termina nesta segunda-feira (19) o prazo para mais de 5 milhões de eleitoras e eleitores regularizarem o título de eleitor e evitarem o cancelamento do documento. A medida afeta quem não votou, não justificou a ausência e não pagou a multa referente a três eleições consecutivas, incluindo turnos e pleitos suplementares.

Até agora, menos de 170 mil eleitores buscaram a Justiça Eleitoral para resolver a situação. Quem perder o prazo terá o título cancelado e enfrentará restrições como:

  • não poder se inscrever em concurso ou tomar posse em cargo público;

  • não conseguir emitir passaporte ou carteira de identidade;

  • ter dificuldades para renovar matrícula em instituições de ensino;

  • não poder receber salário de cargo público;

  • não conseguir participar de licitações e outros atos administrativos.

Como consultar e regularizar

O eleitor pode verificar sua situação no Autoatendimento Eleitoral (disponível nos sites do TSE ou TREs), pelo aplicativo e-Título, ou presencialmente no cartório eleitoral da sua cidade. A regularização é gratuita — o eleitor paga apenas o valor da multa, que pode ser quitada por Pix, boleto ou cartão.

O título não será cancelado para pessoas com voto facultativo, como menores de 18 anos, maiores de 70 anos, analfabetos e pessoas com deficiência que comprovem dificuldade extrema para votar.

Desde março, o TSE vem alertando sobre a importância de manter o título em dia. A verificação de cadastro chamada de depuração ocorre em anos sem eleição e serve para manter os registros atualizados.

A regularização deve ser feita somente por canais oficiais da Justiça Eleitoral. Não há cobrança de taxa extra apenas a multa, quando for o caso.

E atenção: o título cancelado também dificulta ações simples como quitar o imposto de renda, resolver pendências com o serviço militar e obter documentos oficiais.

Se você deixou de votar em três turnos seguidos, regularize hoje mesmo. Participar das eleições é um direito e uma forma de exercer sua cidadania!

Relacionados

Obra da ponte do Rio Curuçá avança e entrega é prevista para setembro

Ingrid Galvão

PL propõe multa de R$ 30 mil para quem burlar fila com bebê reborn

Ingrid Galvão

STF condena Carla Zambelli e hacker por invasão ao sistema do CNJ

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais