Três pessoas foram autuadas por manter aves silvestres de forma ilegal no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), durante uma operação conjunta realizada na tarde de sábado (17/5) pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar.
Durante a fiscalização, os agentes apreenderam quatro curiós (Oryzoborus angolensis), espécie bastante visada por causa do canto e comumente capturada de forma irregular. As multas aplicadas somaram R$ 25 mil.
A prática de capturar, manter ou transportar aves silvestres sem autorização é proibida pela legislação ambiental brasileira e pode configurar crime ambiental, conforme a Lei nº 9.605/1998.
As aves estavam com anilhas, o que impede a soltura imediata na natureza. Por isso, os autuados foram nomeados fiéis depositários, ficando temporariamente responsáveis pela guarda dos animais, sem permissão para venda, troca ou qualquer prática que comprometa o bem-estar das aves.
O caso segue sob acompanhamento dos órgãos competentes. Denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas pelo WhatsApp da fiscalização do Ipaam: (92) 98557-9454. Para dúvidas, o contato da Gerência de Fauna é (92) 2123-6739.