29.3 C
Manaus
25/06/2025
Portal Castello Connection
Amazonas

Esporotricose já soma mais de 800 casos em humanos no Amazonas em 2025

De janeiro a junho deste ano, estado registrou 815 confirmações da doença em pessoas e mais de 2 mil casos em animais, principalmente gatos. Boletim da FVS é atualizado mensalmente.

Foto: Divulgação/FVS-RCP
Foto: Divulgação/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), divulgou nesta terça-feira (24) o mais novo boletim sobre a esporotricose, infecção fúngica que atinge humanos e animais. Entre os dias 1º de janeiro e 24 de junho de 2025, foram notificados 1.044 casos suspeitos em pessoas, com 815 confirmações.

A capital Manaus concentra a maioria das ocorrências, com 760 casos confirmados. Outros municípios também registraram infecções, como Presidente Figueiredo (24), Barcelos (11), Manacapuru (5), Itacoatiara (4), Maués (4), além de cidades como Rio Preto da Eva, Careiro, Iranduba, Silves, Tabatinga e Urucurituba, todas com um caso cada. Até o momento, não há mortes relacionadas à doença.

Avanço entre os animais preocupa especialistas
A esporotricose também tem se espalhado rapidamente entre os animais domésticos. Foram 2.486 notificações até junho deste ano, com 2.331 casos confirmados. Do total, 1.270 animais seguem em tratamento e 1.037 morreram ou precisaram ser sacrificados. Gatos representam a imensa maioria dos infectados (97,2%), seguidos por cães (2,8%). A maioria dos casos é registrada entre animais machos.

Entenda a doença
A esporotricose é causada por fungos do gênero Sporothrix, encontrados naturalmente no solo e em vegetação em decomposição. A infecção em humanos costuma ocorrer por meio de feridas causadas por espinhos, pedaços de madeira ou contato direto com animais infectados.

No caso dos pets, a transmissão para humanos acontece por meio de arranhões, mordidas ou contato com secreções das feridas. O alerta é para que cães e gatos não circulem desacompanhados pelas ruas. Ao primeiro sinal da doença, o ideal é buscar atendimento médico ou veterinário imediato.

O informe epidemiológico da FVS é publicado mensalmente, sempre na última terça-feira do mês, e pode ser consultado no site oficial do órgão: www.fvs.am.gov.br.

Relacionados

Homem embriagado se joga no rio durante viagem para Parintins

Ingrid Galvão

Governador Wilson Lima lança circuito com experiências sustentáveis e programação cultural

Ingrid Galvão

Prefeito David Almeida entrega novo complexo viário Rei Pelé na zona Leste de Manaus

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais